Diretrizes orçamentárias para 2018

No dia 12/09, a Administração Municipal convidou a comunidade de Ibirubá para a apresentação do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício 2018. Após a formatação final, a matéria será encaminhada para apreciação do Poder Legislativo até o dia 15/09 próximo. A Lei de Diretrizes Orçamentárias é o elo de ligação entre o Plano Plurianual 2018-2021, aprovado pela Câmara de Vereadores no mês de agosto, e a Lei Orçamentária Anual, que deverá ser apresentada pelo Executivo até 15/11.

 

A reunião aconteceu na Câmara de Vereadores por meio de Audiência Pública para apresentar e discutir com a comunidade as diretrizes do orçamento para 2018. O secretário de Administração e Planejamento Valdir Olavo Lagemann deu as boas-vindas a todos. Estavam presentes a equipe da Secretaria da Fazenda, responsável por conduzir os trabalhos, secretários e servidores municipais, vereadora Jaqueline Winsch, representante da Rádio Ibirubá AM e algumas pessoas da comunidade em geral.

Inicialmente, o técnico Adenor Spies explanou sobre a composição do orçamento do Impasi para 2018, evidenciando que, mesmo com redução no orçamento, decorrente do baixo índice de inflação previsto e da consequente redução nas receitas de aplicações financeiras, o Instituto deverá ter um resultado superavitário para o ano.

O contador do município Vinícius Valério, auxiliado pelo também contador Éder Luis Donato, antes de iniciar a apresentação, explicou que, neste ano, está se trabalhando de forma um pouco diferente ao que foi feito na LDO de anos anteriores. Foram inclusas nas projeções de receitas os recursos de convênios e de financiamentos que poderão ser destinados ao município para o próximo ano.

Vinicius esclareceu que não é intenção da LDO trabalhar com os números, com exceção da quantificação das metas. Mas, dentro do planejamento orçamentário, o contador confirmou a previsão de redução de receitas e apresentou as projeções de despesas, as metas, os resultados financeiros da gestão e a estimativa da dívida do município para os anos 2018 a 2020.

Em relação aos investimentos de cada Secretaria, também foi apresentado o quanto cada pasta vai dispor para desenvolver suas ações durante o ano e foi feita uma avaliação dos limites constitucionais e legais mínimos projetados para o próximo exercício.

Está evidenciado no Projeto que as receitas estimadas para 2018 não serão suficientes para atenderem, de modo integral, as demandas do município quanto aos serviços básicos e ainda fazer investimentos. Diante disto, caberá à Administração Municipal decidir qual direção deverá ser tomada para que sejam alcançados os objetivos estabelecidos no Plano Plurianual, revelou Vinicius.

Os dados detalhados do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias poderão ser consultados, a partir da próxima semana, no Portal de Transparência do Município acessado através do site www.ibiruba.rs.gov.br.

 

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Pular para o conteúdo