Ibirubá está no caminho certo no combate ao mosquito Aedes aegypti

Na semana útil iniciada na segunda-feira 07/10, foi realizado o último levantamento de índice de infestação do mosquito Aedes aegypti no ano. Do LIRAa apontado em fevereiro (11,7), Ibirubá reduziu significativamente o índice para menos de 1, que é considerado ideal.

Ibirubá iniciou o ano de 2019 com um alto índice de infestação apontado pelo LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti para Vigilância Entomológica do Aedes Aegypti no Brasil), 11,7 em fevereiro.

Diante disto, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Combate às Endemias, está realizando um conjunto de ações continuadas para combater a proliferação do mosquito transmissor de Dengue, Febre Amarela, Chikungunya e Zika Vírus no município.

Além das ações de conscientização e orientação à população pelos Agentes de Combate às Endemias (ACEs), uma grande proposição para limpeza da cidade está sendo realizada através da disponibilização de contêineres nos bairros e das campanhas de recolhimento de pneus.

Ainda, foram criados dois modelos de banners de alerta e orientações, sendo confeccionados cinco de cada um. Um ACE é responsável pela distribuição do material em pontos estratégicos da cidade, como mercados, lotéricas, bancos, locais de grande circulação de pessoas, para ficarem expostos, fazendo um rodízio mensal entre as empresas.

Como forma de complementar as atividades de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, o Departamento também está distribuindo, em diferentes pontos do município, materiais educativos, contendo informações de combate, tipos de recipientes que acumulam água, ações preventivas, entre outros.

Com estas ações, o índice do LIRAa apontado em maio já caiu para 6, em agosto já desceu para 0,7. Com o novo levantamento, a estatística foi reduzida para 0,2 em outubro. “Este resultado é considerado Baixo Risco, o que significa que todo empenho e trabalho que vem sendo realizado tem surtido efeito positivo na redução da infestação. Mas, é indispensável seguir com a colaboração na eliminação de recipientes e locais que possam acumular água. Toda ajuda é sempre bem vinda e é indispensável na luta contra o mosquito”, enfatizou a coordenadora do Departamento, enfermeira Gabriela Zenatti Ely.

Segundo a secretária da pasta, Dileta das Chagas, o trabalho de prevenção deve ser constante. “Nossa equipe tem se empenhado muito para combater o mosquito transmissor. Nós, enquanto poder público, fazemos a nossa parte. A comunidade também tem que fazer a sua, conscientizando-se quanto à limpeza em seus pátios, até mesmo dentro de casa. A estação verão está chegando e queremos continuar com o índice próximo do ideal para o bem de todos nós”, alertou a secretária de Saúde.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020