Matrículas para o Centro Social Floresta a partir do dia 1º/02

Pais ou responsáveis de crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, moradores do bairro Floresta e em seu entorno, que desejem que seus filhos frequentem a instituição no turno inverso à escola, devem fazer a matrícula a partir do dia 1º/02.

 

Para frequentar o Centro Social Floresta, dois requisitos básicos devem ser preenchidos, tais como, as crianças devem estar matriculadas a partir do 1º ano do Ensino Fundamental com idade limite de 15 anos e a respectiva família deve estar inscrita no Cadastro Único do município junto ao CRAS com os dados atualizados.

Além da comprovação dos requisitos acima, para a inscrição, devem ser apresentados cópia da Certidão de Nascimento e número do cartão SUS. A partir do dia 1º/02, até preencherem as 100 vagas, as famílias interessadas devem procurar o Centro Social para fazerem a matrícula de suas crianças e adolescentes no horário das 8 às 11 horas e das 13h30min até as 17 horas. O início das atividades com os alunos já matriculados será no dia 14/02.

A diretora Raquel Novello concedeu entrevista ao programa de rádio Cidade Viva, da Prefeitura Municipal, na edição do dia 23/01, e fez um chamamento para as comunidades do Bairro Floresta e dos bairros vizinhos Chácara, Unida e parte do Santa Helena. “Nosso objetivo é ajudar as famílias de baixa renda a atenderem os seus filhos no turno inverso à escola”, declarou Raquel na entrevista.

 

Saiba mais sobre o CSF

O Centro Social Floresta Nestor Mendes é mantido pela Secretaria de Assistência Social, sendo parte integrante de Programa de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com acompanhamento do CRAS. Assim, tem o propósito de atender crianças e adolescentes que estejam em situação de risco e em vulnerabilidade social em turno inverno à escola. O CS tem uma capacidade de atendimento diário de cerca de 100 alunos.

A equipe de trabalho tem a direção de Raquel Novello, auxiliada por cozinheira, auxiliar de limpeza, duas auxiliares de ensino, além de quatro oficineiros contratados.

Na rotina da instituição, são desenvolvidas várias atividades, como dança, canto, capoeira, informática, artesanato, além de jogos pedagógicos. “Os alunos não são obrigados a participar de todas atividades, pois às vezes o aluno tem jeito para uma atividade e não tem jeito para outra”, comentou Raquel.

Ressaltam-se duas preocupações do CS: que o aluno tenha bom desempenho na escola e uma boa alimentação. “Temos um bom relacionamento com a direção e os professores da EMEF Floresta. Com isto, acompanhamos de perto a frequência dos alunos, como está o aprendizado e suas notas. E se eles têm alguma dificuldade ou precisam fazer algum trabalho, nossa equipe auxilia, inclusive colocando nosso laboratório de Informática à disposição para pesquisas na Internet”, destacou a diretora.

No turno da manhã, os alunos tomam café da manhã, lancham às 10 horas e almoçam ao meio-dia. À tarde, recebem um lanche ou almoço no meio do período e ainda uma fruta na hora da saída. O cardápio é elaborado e acompanhado pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação.

O CSF não possui transporte próprio, pois a grande maioria é residente no entorno da entidade. Mas, as crianças do bairro Chácara utilizam o transporte escolar para se deslocar até a instituição.

 

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020

Pular para o conteúdo