Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo acontecerá em duas etapas para dois grupos alvos de vacinação. Observe as datas e o Dia D de cada etapa. Nos períodos, também será ofertada a vacina contra a Febre Amarela.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Ibirubá está engajada à recomendação do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Saúde do RS de interromper a circulação do vírus do Sarampo e de proteger os grupos mais acometidos pela doença no País. Concomitantemente à Campanha do Sarampo, a orientação também é ofertar a vacina de Febre Amarela em todos os municípios gaúchos.
“Fazemos um alerta aos pais, que não deixem seus filhos sem a vacina É um direito que a criança tem. O sarampo é uma doença grave e que pode levar à morte, mas pode ser evitada pela vacina. Todas as nossas Unidades de Saúde estão preparadas para receber a população tanto com a vacina do Sarampo quanto da Febre Amarela”, enfatizou a secretária da pasta, Dileta das Chagas.
“Quem procura as salas de vacinas devem estar sempre munidos da Caderneta de Vacinação e do Cartão SUS. Os técnicos acompanham a vida vacinal da pessoa, conforme as anotações que são feitas na caderneta”, orientou a enfermeira Joice Marques.
A Secretaria de Saúde está à disposição da comunidade para mais informações, atendendo também pelo telefone (54) 3324-1430.
Vacina contra o Sarampo
A Campanha acontecerá em duas etapas, cada uma voltada para um grupo específico da população:
Primeira etapa: no período de 07/10 a 25/10, será realizada a vacinação de todas as crianças, não vacinadas, de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). O dia D, de mobilização nacional, será no sábado 19/10.
A priorização deste grupo, nesta primeira etapa, deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de cinco anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.
Segunda etapa: no período de 18/11 a 30/11, será realizada a vacinação de adultos jovens, não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia D, de mobilização nacional, será em 30/11.
Nesta etapa, priorizou-se o grupo de 20 a 29 anos de idade devido ao número de casos confirmados nessa faixa etária ser expressivo.
Vacina contra Febre Amarela
Paralelo à Campanha do Sarampo, as Unidades de Saúde também estarão ofertando a vacina contra a Febre Amarela para a população de nove meses de idade a 59 anos, 11 meses e 29 dias. Acima de 60 anos, a pessoa deve ser avaliada por um médico para recomendar ou não a vacina.
Segundo o MS, a partir da avaliação de risco e definição de áreas prioritárias favoráveis à transmissão da febre amarela, foi definido níveis de priorização para vacinação. O Rio Grande do Sul apresenta municípios com a prioridade média, que representa áreas não afetadas pelo vírus amarílico, mas onde a circulação é esperada.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020