Esclarecimentos do comitê de enfrentamento ao novo coronavírus sobre medicamentos utilizados em Ibirubá


A reunião do Gabinete Municipal de Combate e Enfrentamento ao Novo Coronavírus, realizada no dia 14/07, discutiu vários pontos do cenário de Covid-19 em Ibirubá. Dentre eles, a orientação sobre os medicamentos utilizados nos pacientes que apresentam os sintomas da doença.

O esclarecimento está gravado em vídeo pelo médico da Secretaria de Saúde de Ibirubá e representante do Comitê de Enfrentamento, doutor Etiani Messerschmidt, estando disponível na página do Facebook da Prefeitura Municipal com a publicação datada de 14/07/2020.

A fala está transcrita abaixo sobre o protocolo adotado em Ibirubá:

“Desde o início da pandemia do novo coronavírus em março deste ano, o Município de Ibirubá já recebeu uma Nota Técnica do Ministério da Saúde para pacientes internados. A orientação foi repassada para o Hospital da Comunidade Annes Dias. Desde então, vem seguindo as orientações desta NT para pacientes hospitalizados.

Em 20/05, saiu uma Nota Técnica, portanto, não há nenhum protocolo oficial, e sim uma Nota Técnica, que é uma diretriz orientando sobre algumas medicações que poderiam ser usadas para pacientes com coronavírus. Esta NF está sendo seguida pelo Município, que envolve algumas medicações para casos leves.

Porém, está muito claro na Nota que a prescrição dessas medicações é de responsabilidade do médico, que atende o paciente. E essas prescrições são individualizadas, conforme a avaliação do paciente, a fase da doença que ele está, verificar o quadro clínico dele para é importante ver se não tem nenhuma contraindicação ao uso de alguma dessas medicações.

E quando é prescrito a Cloroquina ou Hidroxicloroquina, o uso precisa ser autorizado pelo paciente. Há um Termo de Consentimento, onde o médico tem que informar a sua eficácia ou não, os seus riscos e o paciente tem que assinar o documento.

O Município de Ibirubá tem disponível a Hidroxicloroquina, Azitromicina, Ivermectina. Serão comprados mais Zinco, Vitamina D e Nitazoxanida (Anitta), conforme a necessidade. Não adianta ter uma grande quantidade, se não estão sendo prescritas. A Anitta é uma medicação vermífuga para alguns quadros virais e gastrointestinais.

Estas medicações estão disponíveis na Farmácia Pública Municipal, porém, depende da avaliação do médico, que irá decidir, em conjunto com o paciente, o seu uso ou não.

Como essas medicações dependem de retenção de receita, exigência de uma orientação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o paciente tem que passar por uma avaliação. Constatou-se que, hoje, o mais importante é a avaliação precoce. Por isto, o paciente deve procurar atendimento imediato na presença de sintomas gripais ou de coronavírus. O atendimento precoce é importante para ver se a pessoa será tratada ou não, que é uma decisão do médico, de acordo com o quadro clínico, ou doenças associadas que teve, ou alguma contraindicação para não receber alguma medicação.

Com a avaliação precoce, já se faz o rastreio de contatos, o isolamento do paciente e dos contatos, e a testagem, que será feita conforme o período da doença. Tem momentos que se faz o Teste de Coleta de Swab (coleta com cotonete do nariz ou garganta) e noutros momentos, o Teste Rápido. Mas, quem vai decidir é a equipe que está atendendo o paciente.”

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020