17 de Agosto – Dia do Patrimônio Cultural

O secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SECTD), Henrique Hentges, e o servidor bibliotecário Jorge Ferreira estiveram presentes no encontro realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do RS, alusivo ao Dia do Patrimônio Cultural, em Porto Alegre no dia 14/08, recebendo na ocasião um Kit de livros para a Biblioteca Pública Municipal de Ibirubá.

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul decretou o dia 17 de agosto como o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Tal iniciativa se baseia no fato de que a data de 17 de agosto de 1898 marca o nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, órgão criado em 1937 para valorizar, promover e preservar o patrimônio cultural brasileiro.

Por patrimônio cultural se entende todos os bens, manifestações populares, cultos e tradições no âmbito material e imaterial, cuja expressão caracteriza os hábitos e a história de uma determinada população, tornando-a singular no universo de ação humana.

Seu reconhecimento, proteção e valorização, de forma a garantir a sua continuidade, se torna um instrumento fundamental na construção da identidade social das novas gerações. Para tanto, o dia 17 de agosto foi instituído pelo Governo Federal, desde 1998, o dia Nacional do Patrimônio. Nesta data comemorativa, os Estados e Municípios desenvolvem ações de valorização do seu patrimônio cultural.

O Estado do Rio Grande do Sul, que apresenta uma grande diversidade cultural, tem desenvolvido ações de proteção do seu patrimônio cultural desde o ano de 1954, quando foi oficialmente criada a Divisão de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado – IPHAE. A oficialização do Dia do Patrimônio no âmbito estadual é uma iniciativa de grande importância e representatividade e que demonstra o papel fundamental da cultura na formação de um Estado, onde a cultura é um forte instrumento de desenvolvimento social e econômico.

Em alusão à data, anualmente a Secretaria de Estado da Cultura propõe aos municípios, instituições e coletivos governamentais e não governamentais, que desenvolvam atividades tais como visitação guiada a prédios históricos, manifestações artísticas ao ar livre, oficinas técnicas, ações de educação patrimonial, entre outras, valorizando nosso Patrimônio Cultural em todo território do Rio Grande do Sul.

Jorge Gonçalves Ferreira

Bibliotecário

Biblioteca Pública Municipal Justino Guimarães Neto

Publicado por

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br Administração 2017-2020

Pular para o conteúdo