1ª Conferencia Municipal de Vigilância em Saúde

 

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

O Conselho Municipal de Saúde com o apoio da Secretaria de Saúde de Ibirubá realizou, no dia 23/08, a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde (CMVS) junto ao Plenarinho da Câmara de Vereadores.

 

Como forma de fundamentar as discussões da Conferência, a programação contemplou quatro palestras que provocaram profundas e amplas reflexões sobre os cinco Programas da V.S.: epidemiológica, sanitária, saúde ambiental, saúde do trabalhador e laboratórios de saúde pública no Brasil, bem como sobre as responsabilidades do Estado e dos governos.

Na abertura da Conferência, foi realizada uma pequena cerimônia com as mensagens trazidas pelas autoridades participantes. Em sua fala inicial de recepção e boas-vindas ao evento, a presidente do Conselho Municipal de Saúde Janete Teresinha Kumm falou da preocupação da entidade com a vigilância, os cuidados e a proteção da saúde. “Precisamos sair daqui com sugestões e proposições de planos, projetos e programas capazes de atender a necessidade da nossa população”, desafiou Janete.

A secretária de Saúde Carlota Artmann agradeceu a equipe da Secretária e aos integrantes do Conselho pela organização do evento. “Este momento é importante para colocarmos nossas reivindicações para serem ouvidas pelo Estado e em nível nacional”, destacou Carlota.

A presidente da Câmara de Vereadores Dileta das Chagas enalteceu os servidores que trabalham com a visitação domiciliar à comunidade. “Todos esses subsídios trazidos pelos Agentes são importantes para discutirmos prevenção da Saúde da nossa população”, enfatizou Dileta.

O prefeito Abel Grave disse que o assunto Saúde é inesgotável e de suma importância para discutir a melhoria da qualidade de vida da população. “O grande desafio que temos é nos antecipar, buscar soluções antes de os problemas se tornarem maiores”, destacou o prefeito Abel.

A 9ª Coordenaria Regional de Cruz Alta se fez presente à Conferência através da participação de Cláudia Pilau e de Fábio Branco Martins da Silva, que abordou questões ambientais relacionadas à Saúde. Cláudia parabenizou o município pela realização da Conferência fazer referência ao dito popular “Melhor prevenir do que remediar”. “Coube muito bem, pois é muito mais barato prevenir, não só pela questão econômica, mas porque a prevenção evita muito sofrimento para as pessoas”, destacou Cláudia.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde Claudio Augustin fez uma abordagem muito provocante dizendo que devemos discutir saúde e não doença. “Precisamos de políticas que evitem que as pessoas adoeçam. O que podemos fazer para as pessoas não adoecerem? E para responder este questionamento, a Vigilância em Saúde não pode ser pensada isoladamente nos Programas que a compõem”, enfatizou Claudio.

O último assunto foi abordado pela Coordenadora Estadual da Ouvidoria do SUS, de Porto Alegre, Luana Gehres. “A ouvidoria não dá solução para os problemas. Ela esclarece o que é dever, o que é direito e é um canal de comunicação entre o cidadão e os gestores do SUS”, explicou Luana.

Houve também um momento de interação quando o público presente formulou questionamentos, que foram esclarecidos pelo grupo de palestrantes.

Após as palestras, os participantes foram divididos em grupos para as discussões, sendo as propostas apresentadas ao final dos trabalhos.

Também foram escolhidos os quatro delegados que representarão o município na Etapa Estadual da Conferência, em Porto Alegre, de 06 a 08/10/2017. Sendo eles: pela esfera Governo Carlota Elisa Artmann (Maria Cristina Severo Motta como suplente); pela esfera Usuários Janete Teresinha Kumm e Nelci Elza Kanitz (Ilse Hübner e Ana Salete Spengler); e pela esfera Trabalhadores em Saúde Etiani Messerschmidt (Maria Teresa Ortiz Ciprandi).

Os participantes ainda foram agraciados com apresentações do Coral do Grupo Conviver e do cantor cubano Miguel Piñeda Londres, além de um coquetel de confraternização ao final do evento.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

 

 

Pular para o conteúdo