A 1ª Conferência de Saúde das Mulheres será no dia 16

A primeira Conferência será um dia para ouvir a sociedade e buscar qualificar as políticas públicas existentes para a saúde da mulher.

 

O Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Secretaria de Saúde, promove a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres – CMS/Um/Ibirubá, que acontecerá no dia 16/05, das 13 às 18 horas. O evento será realizado no espaço da Câmara de Vereadores e tem como objetivo reunir o público feminino para refletir sobre a posição da mulher na sociedade, para discutir a saúde da mulher, causas de seu adoecimento, dificuldades, barreiras, preconceitos enfrentados no dia a dia na área da saúde. O tema da conferência: “Saúde das mulheres: desafios para integralidade com equidade”.

A Conferencia contará com a palestrante Enf.ª Carolina Dias, 9ª CRS Cruz Alta, que motivará o debate, envolvendo os quatro eixos temáticos: o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres; e políticas públicas para as mulheres e a participação social.

As participantes realizarão atividades em grupo, onde poderão propor ações e moções para apresentar aos demais. As propostas definidas serão levadas à 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres em Porto Alegre, em junho de 2017. Na pauta, ainda acontecerá a escolha das delegadas que irão representar o Município na Conferência Estadual, encerrando com um coquetel de integração.

O convite se estende a todas as mulheres trabalhadoras do lar, domésticas, do comércio, da indústria, dos prestadores de serviços, da educação, da saúde, do meio ambiente, do meio rural, das artesãs. TODAS estão convidadas a fazer parte deste momento de reflexão, discussão e proposições de alternativas viáveis buscando a melhoria das condições de trabalho/saúde das mulheres.

Sabemos que temos o nosso papel como dona de casa, mãe, esposa, filha e ainda conciliamos com o trabalho profissional fora de casa. Vamos debater sobre como todos esses papeis refletem na saúde da mulher e na nossa vida do dia a dia.

 

Ilse Hübner

Integrante do Conselho Municipal de Saúde de Ibirubá