Administração Municipal se reuniu com a RGE sobre problema pontual de energia elétrica


As reclamações da falta de energia nas imediações da área central da Rua General Osório vêm acontecendo desde o mês de novembro passado. RGE alegou não ter recebido a informação e prontamente se prontificou a resolver o problema.

A Administração Municipal se reuniu hoje (28/01), pela manhã, no Gabinete do Prefeito, com as presenças de prefeito em exercício Alberi Behnen, representante da Regional da RGE em Cruz Alta, Mari Lúcia dos Santos (consultora de negócios), secretários Telmo Prass (Industria, Comércio e Empreendimentos) e Valdir Lagemann (Administração e Planejamento), presidente Érico Nogueira (Câmara de Vereadores), vice-presidente e secretária da Acisa Thales Fior e Ana Paula Santos – respectivamente, servidor Gustavo Schroeder e colegas da imprensa local. A Acisa já havia conversado com a Administração Municipal sobre o problema, por isto, também participou da reunião.

O assunto em questão pontual foi as constantes faltas de energia elétrica na área central da Rua General Osório, prejudicando os moradores e o comércio do local. No dia anterior (27), Mari já esteve em Ibirubá e junto à Prefeitura Municipal verificando algumas outras situações pontuais, que já tiveram seus encaminhamentos na mesma data.

Mari enfatizou que o objetivo da RGE é fornecer um produto de qualidade, ou seja, energia elétrica boa, que atenda as demandas da população. “Não nos sentimos confortáveis com esta situação”, revelou a consultora. Na conversa, foi observado pelo secretário Telmo, que as pessoas em Ibirubá são passivas e acabam relevando algumas situações. “De qualquer forma – disse Telmo -, a energia falhou em seis ou sete vezes em dois meses. Passou dos limites”.

A consultora reconheceu que a situação precisa ser resolvida o quanto antes. “Realmente, Ibirubá merece nossa atenção. E a informação não nos chegou todas as vezes em que aconteceu. Mas, neste exato momento, nossos técnicos já estão vindo à Ibirubá para fazer uma verificação in loco, formalizando um diagnóstico da situação”, informou Mari, dizendo que acredita que até a quinta-feira próxima, no mais tardar, a situação já esteja encaminhada para uma solução.

Com o trabalho dos técnicos, será realizado um diagnóstico da rede, aonde o problema se apresenta. Eles irão inspecionar os dois transformadores e a sua extensão de abrangência para recomendar, através de um Plano de Emergência, o que pode ser feito para resolver o problema.

Até o momento de elaboração desta reportagem, os técnicos já estavam intervindo na rede no centro da cidade.

Atualização do cadastro do usuário de energia

A consultora despertou um assunto que pode ter contribuído significativamente para a queda da energia na Rua General Osório e em outros locais da cidade também. “Uma situação que acontece em todos os lugares, não só em Ibirubá”, observou Mari.

As pessoas não comunicam a RGE sobre o aumento da demanda por energia em suas casas ou estabelecimentos comerciais. Ao informar a RGE, a concessionária estará ciente de que o consumo daquele local irá aumentar em decorrência do uso de mais equipamentos. O aumento da conta de energia elétrica não é por informar a RGE de que tem mais equipamentos, mas sim do próprio consumo que a família ou a empresa faz da energia. “Raras pessoas comunicam a empresa sobre o uso de novos equipamentos. E a RGE não tem como saber do aumento da demanda se o cadastro de cada usuário de energia não for atualizado. Aí quando acontece a falta de energia, o problema de sobrecarga já está instalado. Se feita a atualização do cadastro, a RGE tem como prever e evitar o problema”, argumentou Mari.

O prefeito em exercício Alberi destacou a parceria do Município com a RGE, agradecendo o pronto-atendimento da empresa para resolver a situação implantada e reconheceu que há necessidade de a população fazer as atualizações.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

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