Aedes aegypti: uma guerra onde cada um deve fazer a sua parte


Em março, a Dengue chegou em Ibirubá. Hoje são seis casos confirmados da doença e mais cinco que estão em análise. A ordem é fazer a coisa certa: evitar locais que possam permitir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Em meados deste mês de abril, o Departamento de Combate às Endemias, através dos Agentes de Combate às Endemias, criou uma página na rede social Facebook. “Nosso objetivo é transmitir a todos informações acerca de todas as questões endêmicas que enfrentamos no nosso cenário atual dentro do município e no mundo. Compartilharemos com vocês dicas, alertas, atividades do nosso dia a dia, enfim, tudo que se enquadra dentro da educação em saúde que desempenhamos diariamente”, é a justificação da criação na publicação de abertura da página.

Segundo o Boletim Epidemiológico, publicado na interface do dia 22/04, Ibirubá confirmou seis casos de Dengue e aguarda o resultado de cinco casos, que estão em análise. “Estamos preocupados com o surgimento da Dengue em Ibirubá. Esta doença é transmitida através da picada de um mosquito Aedes aegypti, infectado com o vírus. E nós podemos evitar esta e outras doenças, como Zica Virus, Chikungunya e Febre Amarela, não tendo locais de criação do mosquito”, alertou o médico da Secretaria de Saúde de Ibirubá, Etiani Messerschmidt.

Mesmo o poder público municipal realizando ações de prevenção e combate contínuos, ainda alguma parcela da comunidade não entendeu ou não está fazendo a sua parte. “Os sete Agentes de Combate às Endemias trabalham diariamente, visitando todos os bairros da cidade. Conforme o volume de materiais depositados em locais indevidos, averiguados nas visitas, disponibilizamos contêineres nos bairros para o descarte correto de materiais que possam acumular água, um local ideal para a procriação do mosquito. Desde abril do ano passado até hoje, já foram realizados 14 cronogramas do roteiro”, enfatizou a coordenadora do Departamento, enfermeira Gabriela Ely.

Diante do quadro, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma iniciativa extra, conclamando a comunidade para um Mutirão de Recolhimento destes materiais, de hoje (24/04) até terça-feira (28/04), nos seguintes locais:

  • Rua Reinoldo Braatz (esquina com Rua Diniz Dias),
  • Rua Tiradentes (esquina com Rua Acre),
  • Rua Reinoldo Braatz (esquina com Rua Serafim Fagundes),
  • Rua Paulina Streit (esquina com Rua Tiradentes),
  • Rua Dr. Vasconcelos Pinto (esquina com Rua Diniz Dias).
  • Avenida Brasil (esquina com Rua Tiradentes),
  • Rua Paulina Streit (esquina com Rua Serafim Fagundes) e
  • Rua Dumoncel Filho (esquina com Rua Serafim Fagundes).

“O combate ao mosquito depende do empenho de todos. Se cada um fizer a sua parte, venceremos esta guerra”, vislumbrou o médico Etiani.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020

Pular para o conteúdo