Alfredo Brenner terá Unidade de Armazenagem de Grãos

Administração Municipal convocou moradores do Distrito de Alfredo Brenner para participarem de Audiência Pública no dia 12/03, à noite, no Salão da Comunidade Católica da localidade, para serem consultados sobre a instalação de uma Unidade da Coopeagri.

A reunião aconteceu com a presença de mais de 80 pessoas, entre elas, famílias da comunidade local, equipe da Secretaria de Administração e Planejamento, membros do Conselho do Plano Diretor (Conplad) e dirigentes da Cooperativa de Pequenos Agropecuaristas de Ibirubá Ltda. – Coopeagri.

O secretário da pasta Valdir Lagemann relatou que a Administração Municipal recebeu pedido de intenção para instalação da Unidade de Grãos. “Para a instalação de uma Unidade de Grãos será preciso alterar a Legislação vigente do Plano Diretor sobre este assunto específico. Mas, antes o Município quer ouvir a opinião da comunidade sobre o assunto”, falou o secretário em sua fala inicial.

A presidente do Conplad Jeisy Faria explicou a questão legal desse tipo de instalação. “A atual legislação e pelo zoneamento da área do Distrito, que é urbana, não seria possível a liberação do empreendimento”, assinalou Jeisy.

Para completar o rol de informações, o presidente da Coopeagri Lecian Conrad explanou sobre os benefícios do empreendimento, como, por exemplo, a busca pelo desenvolvimento local e a geração de empregos, considerando a localização como um ponto estratégico para escoamento de produção de grãos, haja vista ser área lindeira à estrada ERS 506, não havendo, nas proximidades, outro armazém para que os agricultores possam estocar a produção. O dirigente também explicou que o projeto atenderá a todas as exigências legais, em especial a legislação ambiental com vistas a amenizar os impactos gerados pelo empreendimento.

Após ouvidas todas as partes e manifestações, o secretário Valdir respondeu alguns questionamentos. Diante do exposto, a comunidade presente aprovou por unanimidade a instalação do referido armazém na localidade.

Com o consentimento da comunidade, o Poder Executivo deverá elaborar Projeto de Lei com alterações na legislação específica para apreciação da Câmara de Vereadores, a fim de que tal atividade possa se instalar no distrito.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020