O Município de Ibirubá passa a atender uma legislação ambiental que determina uma destinação correta para os animais mortos no interior, com exceção dos domésticos, como cães e gatos. Com isto, a Prefeitura não irá mais abrir valas para enterrar os animais nas propriedades.
Até o presente momento, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente estava dando suporte ao produtor rural no sentido de ir até a propriedade com maquinário para auxiliar na abertura de valas para o enterramento dos animais mortos.
Segundo o secretário da pasta Érico Pimentel Nogueira, este não é um procedimento correto. “A Licença de Operação da Bacia Leiteira determina que as carcaças e resíduos orgânicos devam ser destinados à compostagem com a máxima impermeabilidade do lençol freático, conforme orientação da Embrapa. Da mesma forma, para a atividade suinocultora”, informou o secretário em conversa com a reportagem do Cidade Viva, informativo de rádio da Prefeitura de Ibirubá.
A exemplos de outros municípios, Ibirubá firmou uma parceria com a empresa Óleos Brasil Sul, instalada em Tio Hugo. É uma indústria de transformação, que promove a reciclagem animal de bovinos, suínos, ovinos, equinos e peixes, produzindo ingredientes para nutrição animal. Os subprodutos são processados e transformados em ingredientes para farinha de carne, farinha de osso, farinha de sangue e gorduras isentas de qualquer tipo de aditivo, o que aumenta o teor de proteínas naturais.
“Com a parceria, a empresa virá até Ibirubá recolher o animal morto sem custo para o Município nem para o dono do animal”, declarou o secretário.
Como funcionará na prática
Érico explicou que o produtor rural deverá avisar diretamente a empresa Óleos Brasil Sul assim que o animal morrer no telefone (54) 9.9176-2850 com Ariovaldo Prestes (também conhecido como Guará). Em casos de não conseguir o contato, o produtor poderá falar com a Prefeitura Municipal no telefone (54) 3324-8500.
O produtor deverá ter alguns cuidados no manuseio da carcaça. “Não arrastar o animal, pois o couro também é aproveitado. E deverá colocá-lo junto a um local com água e luz próximos, pois a empresa carneará o animal, colocando a carcaça em tambores”, explicou o secretário.
“Esperamos que todos colaborem e se conscientizem de que precisamos agir de forma sustentável para preservarmos o nosso ambiente, não poluindo o solo e o lençol freático”, falou o secretário Érico.
Interessados em maiores informações sobre a empresa, seus processos e produtos podem acessar o site www.oleosbrasilsul.com.br, inclusive assistir a vídeo de apresentação da Óleos Brasil Sul.
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Ibirubá está à disposição da comunidade para maiores informações através do telefone (54) 3324-8570 ou 3324-8500, ou na própria Secretaria à Rua Firmino de Paula, 799 em frente à pracinha das crianças.