As atividades escolares da Rede Municipal de Ensino para 2018 já iniciaram com formação dos professores nos dias 16 e 19/02. Com os alunos, as aulas iniciaram na terça-feira dia 20.
A exemplo dos anos anteriores, o trabalho inicial do Programa de Formação Continuada de Educadores aconteceu com os professores do Ensino Fundamental e da Educação Infantil num encontro geral junto à Casa de Cultura Osvaldo Krames, na manhã do dia 16, com a discussão do tema “Inteligência Emocional: afinando razão e sentimento”, abordado pela educadora Cláudia Remião Franciosi, também psicóloga e gestora de projetos.
No período da tarde, os professores da Educação Infantil tiveram um momento com a psicóloga da Secretaria Rúbia Ribas, falando sobre Autismo. E os professores do E.F. se reuniram separadamente, cada um em sua escola, para definirem as diretrizes gerais do ano.
No dia 19, o Programa A União Faz a Vida se responsabilizou pela capacitação. Aos professores das E.M.E.F.s, foi oferecida a capacitação para a realização do Programa durante o ano. E aos professores das E.M.E.I.s, uma abordagem sobre “Metodologia de Projetos”. Os trabalhos aconteceram durante todo o dia na Escola Floresta.
Segundo informações da secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto Mariana Ribas Moraes, desde o ano passado, houve a opção de trabalhar a parte emocional dos professores. “Entendemos que não é conhecimento técnico que falta aos professores. Por isto, abrimos mão de trabalhar o pedagógico para trabalhar o professor, o ser humano. Se ele lida bem com as questões emocionais dele e dos alunos, o aprendizado se dá automaticamente”, explicou a secretária.
O tema deste ano seguiu a mesma linha de trabalho dos Círculos Restaurativos e de Paz, iniciado no ano passado (e ainda em andamento) com o professor Maicon Rodrigo Tauchert.
Para este ano, a Secretaria abriu a possibilidade de o professor, se quisesse, optar pela escola que desejasse lecionar. “A grande maioria foi atendida, pois não temos estrutura suficiente. Mas está tudo tranquilo para iniciarmos as atividades do ano”, anunciou a secretária.
Vagas para 2018
Com relação às vagas para o Ensino Fundamental, a secretária informou que sempre há falta devido à grande procura pelas escolas da Rede Pública Municipal. “Os pais se sentem seguros em razão de ser boa a remuneração dos professores, pagamento dos salários em dia, não havendo deflagração de greves e o ensino é de qualidade, igual ou até superior às melhores escolas do município”, esclareceu Mariana.
A Secretaria também informou que não há falta de vagas na Educação Infantil. “O que existe é fila de espera por determinada creche”, revelou Mariana. “A fila de espera que se organiza é para que, durante o ano, com alguma saída dos alunos, vá se encaixando conforme o desejo dos pais”.
Calendário Escolar 2018
O Calendário Escolar da Rede Municipal para 2018 prevê aulas até o dia 13/07, Seminário de Educação para os professores nos dias 16 e 17/07, reinício das aulas no dia 30/07 e fim do ano letivo no dia 21/12.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020