Atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti realizadas pela ESF do bairro Floresta

O Município de Ibirubá tem realizado diversas ações para enfrentar a proliferação do mosquito Aedes agypti. O próprio Comitê Municipal de Combate à Dengue determina que sejam realizadas ações para extinguir os focos existentes, principalmente na área urbana, e para promover a prevenção à criação do Aedes.

Seguindo a orientação, a Unidade de Saúde ESF Floresta foi responsável durante o mês de março para intensificar as ações e reforçar a consciência da comunidade sobre a importância de se combater o mosquito. Os agentes de combate às Endemias, Carlos Henrique Camargo Junior e Deise de Fátima Vogt de Oliveira, – alocados na região dos bairros atendidos pela ESF (Floresta, Chácara, Santa Helena e Unida), realizaram diversas atividades junto a essas comunidades.

Os servidores abordaram vários assuntos alusivos, tais como “Combate à proliferação da espécie de mosquitos Aedes aegypti”, “Métodos de eliminação de focos e criadouros”, “Sintomas e prevenção das principais endemias”, “O papel do Agente de Combate às Endemias” e “Números relativos às Endemias no Estado”. Estes temas foram desenvolvidos nos encontros dos Grupos de Saúde dos bairros Santa Helena e Chácara, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Floresta, quando as palestras aos alunos aconteceram em dois turnos.

As atividades são de competência destes servidores municiais e estão previstas em suas atribuições funcionais com o objetivo de implantar a consciência de prevenção no combate às principais endemias presentes no estado do Rio Grande do Sul.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020