O evento organizado pelo Conselho Tutelar trouxe à Ibirubá conselheiros tutelares de 17 municípios. Mais de 190 pessoas passaram pelo auditório da Câmara de Vereadores na quarta-feira, 27/09.
O tema Infância e Juventude está muito presente nas rodas de discussões das escolas e no dia-a-dia da rotina dos conselheiros Tutelares. Diante dos desafios impostos pelos conflitos vividos nos dias de hoje, o Conselho Tutelar de Ibirubá, vinculado à Secretaria de Assistência Social, promoveu um Ciclo de Palestras sobre o referido tema com o renomado conferencista, advogado e ex-juiz de direito e ex-promotor de Justiça no Estado do Rio Grande do Sul João Batista da Costa Saraiva.
No início da programação, a formação protocolar trouxe as mensagens das autoridades municipais para o momento, sendo elas: prefeito Abel Grave, presidente da Câmara de Vereadores Dileta das Chagas, secretária de Assistência Social Fabiana Grave, presidente do Comdica Luiz Antônio Roman e coordenadora do Conselho Tutelar Otília de Ramos de Chaves.
Durante a programação, o Conselho também levou momentos artísticos e culturais. As apresentações da Escola de Música Jovens Talentos, da ONG Instituto Filhos do Coração, da cantora Thaís Wandscheer e do cantor cubano Miguel Piñeda Londres deixaram um clima de alegria, entusiasmo e encantamento pelo talento dos seus artistas.
Pelo seu conhecimento, experiência e ponderações, o Dr. Saraiva prendeu a atenção do público, que lotou o plenário da Câmara. Para ele, é preciso capacitar as Escolas para que sejam capazes, pelo menos no âmbito da atividade escolar, de desenvolver mecanismos de práticas restaurativas para a solução dos conflitos disciplinares, cada vez mais frequentes.
Na percepção do Conselho Tutelar, o objetivo do evento foi atingido. “Os temas abordados vieram ao encontro das necessidades de todos os que estavam presentes. Agradecemos a todos que estiveram conosco”, falou a coordenadora Otília.
O evento também contou com o apoio da Câmara de Vereadores e Sociedade Beneficente Ibirubá. Ainda o palestrante e os artistas foram agraciados com mimos de agradecimento, ofertados por Banrisul, Bradesco, Casa do Chimarrão, Coopeagri, Coprel, Cotribá, Lauxen Pneus, Regional Supermercados, Sicredi e Vence Tudo.
Resumo das Considerações Finais do Dr. Saraiva
“Temos que inaugurar uma nova etapa da relação de Conselhos e Escolas. Devemos estabelecer uma interlocução mais intensa com os organismos de controle social, Secretarias e Coordenadorias de Educação, visando firmar um protocolo de intervenções para escapar dessa rotina que se estabeleceu de, por qualquer coisa, chamar o Conselho Tutelar. Estamos vivendo uma época em que ninguém mais quer se responsabilizar com nada. Os pais transferem a responsabilidade para a Escola. E a Escola transfere para o Conselho Tutelar. Que, por sua vez, impossibilitado de resolver a situação, aciona outras instâncias.
Do meu ponto de vista pessoal, precisamos fazer o caminho contrário. Na relação Escola X Conselho Tutelar, devemos fazer todo esforço para reimpoderar e capacitar a Escola para que seja capaz de resolver seus próprios conflitos disciplinares por suas próprias atribuições, através de círculos restaurativos, sem a tutela do Poder Judiciário.
Não tem como conseguir resultados novos fazendo sempre a mesma coisa. Precisamos inovar para termos resultados diferentes e mais eficientes.”
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
imprensa@ibiruba.rs.gov.br