A Biblioteca Pública Municipal Justino Guimarães Neto foi criada pela Lei Municipal nº 106, de 08 de abril de 1960, na gestão do prefeito Edmundo Roewer e funcionou inicialmente no prédio da Prefeitura de Ibirubá. Além do ato de criação, realizado pelo prefeito, a família Roewer apoiou para tornar realidade a implantação da Biblioteca Publica Municipal, fazendo campanhas junto à comunidade e incentivando a utilização daquele espaço.
Mais tarde, a Biblioteca Pública Municipal passou a funcionar no prédio onde atualmente está instalada, à Rua Dumoncel Filho, 1031, conforme mostra a foto do prédio da década de 1970, onde está a indicação no alto U.I.E. – União Ibirubense de Estudantes e próximo à porta de entrada a placa com os dizeres Biblioteca Pública Municipal.
A denominação de Biblioteca Pública Municipal Justino Guimarães Neto, foi dada em homenagem ao fundador do Jornal O Alto Jacuí, através da Lei Municipal nº 1957, de 29 de dezembro de 2003. Criada por proposição dos então vereadores Alberi Antônio Behnen e João Carlos Metzdorf, foi assinada por Osmar Miguel Lauxen (vice-prefeito em exercício), entrando em vigor a partir de 01/01/2004.
A BPMJGN faz parte do Departamento de Cultura da SECTD (Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto) e constantemente recebe investimentos da Administração Municipal em livros, mobiliário, equipamentos e reforma predial.
A instituição tem como finalidade promover o acesso, a recuperação, o armazenamento e a preservação da informação, nos seus diversos suportes, disponibilizando à comunidade do município de Ibirubá e região, contribuindo, desta forma, com a construção do saber, o incentivo à leitura, dispondo de espaços aprazíveis e multimateriais para o entretenimento intelectual e o lazer.
Por ser um espaço público, é o centro local da informação, tornando prontamente acessíveis aos seus usuários o conhecimento aliado ao lazer, em projetos como: contação de histórias infantojuvenis, resgates históricos locais disponibilizados por meio de exibição de documentários audiovisuais e documentos/fotos que passam a integrar o acervo.
Atualmente, o prédio da Biblioteca abriga salas de atendimento aos alunos da Rede Municipal de Ensino pela psicóloga Rúbia Ribas e pela psicopedagoga Julieta Winck Perussato, salas onde acontecem a exibição de filmes pelo Clube Ibirubense de Cinema (CLIC), os ensaios dos Corais Municipais Infantojuvenil Utopia e Adulto, do Coral Fratelli e da Banda Municipal, além de oficinas, palestras, cursos e reuniões.
A Biblioteca atende de segunda a sexta-feira das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, e atendimento especial nas terças-feiras das 18 às 21 horas, com grande variedade de acervo literário para todas as idades.






Elaborado por
Jorge Gonçalves Ferreira
Bibliotecário
Publicado por
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020