O novo coronavírus está espalhado por todo o município de Ibirubá. Esta é uma das características da Covid-19 no município que pode ser percebida através da estruturação dos dados em forma de gráficos. O período analisado nesta primeira demonstração é de 06/05, quando se confirmou o primeiro caso em Ibirubá, até o dia 10/07.
Na última reunião do Gabinete Municipal de Combate e Enfrentamento ao Coronavírus, no dia 14/07, foi exposto o perfil da Covid-19 em Ibirubá através de gráficos estruturados com os dados do cenário da pandemia no município. A ideia é atualizar os gráficos semanalmente, delineando a realidade do coronavírus em Ibirubá.
Além das atualizações nos próximos dias, também serão apresentados outros gráficos, mostrando que um determinado caso gerou “n” número de casos, quantos foram transmitidos a partir daquele. Por exemplo, o caso 2 gerou os casos 3 e 4 (núcleo familiar), considerados vinculados epidemiologicamente ao caso 2.
Nesta semana, o boletim informativo também evoluiu no layout da apresentação dos dados. “À medida que a pandemia avança, vamos tendo mais casos, sentimos a necessidade de ajustar a divulgação das informações. A caminhada vai nos mostrando quais dados precisamos analisar e como vamos avaliar. Não somos estáticos, vamos fazendo as alterações, conforme a necessidade do momento. Cada dia é um dia, pois surgem situações novas. A gente tem que aprender a buscar a informação, tem que se atualizar, pois a mudança é diária”, detalhou a enfermeira da Secretaria de Saúde, Joice Marques, também integrante voluntária do comitê de enfrentamento.
Mapa Territorial
Este gráfico trouxe a informações de que os casos confirmados estão em todos os bairros da cidade. Dos 106 casos, 79 são da área urbana e 27 casos na área rural. Nestes 27, está incluso o surto do Lar do Idoso Aconchego.
O surto começou no dia 25/06 e só será encerrado quando ficar 15 dias sem nenhum caso na instituição, nem confirmado pela transmissão secundária. No período estudado, foram 24 casos, sendo 19 idosos moradores e cinco funcionários, e ainda oito confirmados pela transmissão secundária, vinculados ao surto.
Casos por Sexo
O gráfico mostrou que os 106 casos confirmados no período estão proporcionais ao sexo, sendo 50% da população feminina e 50% da masculina.
Faixa Etária
Há casos de coronavírus confirmados em todas as faixas etárias. A faixa de 30 a 39 (adulto jovem) foi a mais acometida. E a de 30 a 59 anos (população ativa) tem o maior número também. Os óbitos se concentraram em pessoas a partir de 50 anos.
Casos por mês
O gráfico de maio, quando surgiu o primeiro caso em Ibirubá, apontou que foram 18 casos confirmados. Em junho, foram 57 e em julho, 31 (parcial). Nestes três meses, a observação mostra que o pico maior foi nos últimos 15 dias com maior índice de casos.
De acordo com o número de contatos que têm de serem testados, a Secretaria de Saúde tem uma previsão, uma estimativa de casos que poderão ser confirmados. Segundo a enfermeira Joice Marques, às vezes, o número estimado não se confirma. “Por exemplo, tivemos sete testes realizados em pessoas vinculadas a um caso, mas, nenhum caso positivou. A gente até esperava algum positivo, mas nenhum se confirmou, melhor assim”. Da mesma forma que também se confirmam quando menos esperamos. É muito relativo”, explicou a enfermeira.
Mensagem
Continuar mantendo os cuidados, o uso de máscara, o distanciamento seguro. Sempre, na medida do possível, na presença de sintomas ou problemas de saúde, buscar as Unidades de Saúde para avaliação, não somente com sintomas de Covid-19, mas das demais doenças também, pois elas não estão de quarentena.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020