Cursos EaD gratuitos recebem inscrições

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está com inscrições abertas para cursos gratuitos na modalidade de Educação a Distância (EaD). As cargas horárias variam de 2h a 150h.

Mais informações e inscrições no site ead.ifrs.edu.br. As inscrições para os cursos vão até 15 de dezembro de 2017.

 

Conheça os cursos:

 

Introdução a Polímeros (20h): apresenta noções de química orgânica e polímeros. É direcionado para quem está tendo um primeiro contato na área de polímeros/plásticos ou tem curiosidade sobre o assunto. A escolaridade mínima exigida é o terceiro ano incompleto do ensino médio.

 

Tecnologias de informação e comunicação (TICs) em espaços escolares (20h): o curso propõe um estudo e uma discussão de características, potencialidades e desafios das TICs para os educadores. É direcionado a estudantes de licenciaturas e profissionais que atuam na área da educação.

 

Introdução à leitura e interpretação de projetos arquitetônicos (30h): voltado a profissionais da área de construção civil, capacitará para a leitura e interpretação de projetos arquitetônicos no canteiro de obras e no escritório e proporcionará conhecimentos básicos de desenho técnico arquitetônico para profissionais que pretendem investir na carreira de desenhistas projetistas. É necessário ter conhecimento básico em informática.

 

Português como língua adicional – parte 1 (30h): aulas direcionadas para refugiados, imigrantes e brasileiros que desejam aprimorar seus conhecimentos. Abordará identificação e caracterização pessoal, localização no tempo e no espaço, meios de transportes, alimentação e compras.

 

Português como língua adicional – parte 2 (30h): aulas direcionadas para refugiados, imigrantes e brasileiros que desejam aprimorar seus conhecimentos. Tratará dos temas: família, moradia, corpo humano, esporte, hábitos, clima, vestuário, tempo livre e atividades de lazer.

 

Conhecendo o IFRS (2h): detalha a atuação e oportunidades do mundo IFRS.

 

Lógica de Programação – parte 1 (20h): o curso apresenta os primeiros passos na criação de softwares e sistemas, ensinando conceitos para a programação de computadores através da prática, utilizando a ferramenta Portugol Studio. Público: estudantes do ensino médio e superior. Requisitos: conhecimento básico em informática e habilidade no raciocínio lógico.

 

Lógica de Programação – parte 2 (20h): as aulas ensinam operadores lógicos e relacionais e a utilizar o desvio condicional na programação de computadores através da prática, utilizando a ferramenta Portugol Studio. Público: estudantes do ensino médio e superior. Requisitos: conhecimento em variáveis, entrada e saída, operadores aritméticos, preferencialmente ter realizado o curso Lógica de Programação: Começando a desenvolver seus primeiros programas.

 

Lógica de Programação – parte 3 (20h): os estudantes aprendem os conceitos de vetores, matrizes, funções e parâmetros e também como começar a construir sistemas. Público: estudantes do ensino médio e superior. Requisitos: conhecimento em desvios e laços de repetição, preferencialmente ter realizado o curso Lógica de Lógica de Programação: deixando os seus programas espertos.

 

HTML – parte 1 (20h): o curso ensina a criar páginas web, partindo de conceitos iniciais. As aulas abordam como funciona a internet para o desenvolvimento de sites e os estudantes criam as primeiras páginas, aprendendo a formatar, inserir links, listas, imagens, arquivos de áudio e vídeo. Também são ensinados comandos avançados e dicas especiais de compatibilidade e acessibilidade. Público: estudantes do ensino médio e superior. Requisitos: conhecimento básico em informática e internet.

 

HTML – parte 2 (20h): este curso traz os conceitos básicos para elaboração de tabelas e formulários em HTML. Público: estudantes do ensino médio e superior. Requisitos: conhecimento de HTML básico, recomenda-se ter realizado o curso de “HTML: Introdução ao desenvolvimento de páginas web“.

 

CSS (30h): o curso ensina comando simples que podem aprimorar páginas web. Abrange desde os conceitos iniciais até a utilização de templates prontos e responsividade. Público: estudantes do ensino médio e superior. Requisitos: conhecimento de HTML básico, recomenda-se ter realizado o curso de “HTML: Introdução ao desenvolvimento de páginas web”.

 

JavaScript (30h): ensina a adicionar interatividade nas páginas HTML, com a criação de pequenos programas, validação de formulários, uso de bibliotecas. Público: estudantes do ensino médio e superior. Requisitos: conhecimento de HTML básico e Lógica de Programação, recomenda-se ter realizado o curso de “HTML: Introdução ao desenvolvimento de páginas web”, “Lógica de Programação: Começando a desenvolver seus primeiros programas”, “Lógica de Programação: deixando os seus programas espertos” e “Lógica de Programação: múltiplos valores e módulos”.

 

Professor para Educação a Distância (150h): oferece conhecimento sobre EaD, planejamento de aula, criação de material didático, moodle para quem quer lecionar cursos ou disciplinas a distância. Público: professores. Requisitos: conhecimento básico em informática e internet, ensino superior incompleto.

 

Criação de Videoaulas (40h): O curso Criação de Videoaulas apresenta conceitos, exemplos e atividades práticas para capacitar o professor na criação, edição e disponibilização de videoaulas Público: professores Requisitos: conhecimento básico em informática e internet, possuir câmera digital (celular, fotográfica ou webcam), possuir software para edição de vídeo (do próprio celular / computador, Windows Movie Maker ou Filmora).

 

O IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Atua com uma estrutura multicampi para promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.

 

Possui 17 campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. A Reitoria é sediada em Bento Gonçalves.

 

Atualmente, o IFRS conta com cerca de 16 mil alunos, em 200 opções de cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades. Oferece também cursos de pós-graduação (especializações e mestrados), cursos de extensão e outras modalidades vinculadas a programas do governo federal.

 

O IFRS foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, que instituiu 38 Institutos Federais no Brasil. É uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

 

Departamento de Comunicação

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

comunicação@ifrs.edu.br

www.ifrs.edu.br.

Pular para o conteúdo