Em 21 de setembro se encerra o período de podas


Existem diversos métodos de poda existentes, dependendo do propósito deste manejo e a fenologia das plantas, por exemplo, podas de produção, podas de segurança e podas de arquitetura ou paisagismo.

O município de Ibirubá, através da Secretaria de Obras, realiza as podas de limpeza e arquitetura de árvores plantadas em logradouros públicos, visando obter a harmonia na arborização dos espaços, sempre com o propósito de preservação. E este tipo de poda é realizado no período do inverno, pois a planta se encontra em repouso, facilitando a sua regeneração natural.

As podas de segurança, basicamente, são as aberturas centrais das copas e é realizada pelas concessionárias de energia, pois a maioria dos casos são para desviar os ramos dos fios elétricos. Esse tipo de poda deve ser solicitado à própria concessionária.

O contribuinte também poderá solicitar ao órgão ambiental podas emergenciais, fora da época de podas, em árvores nativas, plantadas em terreno particular, quando houver risco às pessoas ou à propriedade. Neste caso, o Departamento Municipal de Meio Ambiente avaliará o caso e poderá emitir a autorização de manejo para este fim.

A poda não pode ser realizada todos os anos, pois podas sucessivas, nos mesmos pontos dos galhos resultam no “envassouramento”, com vários galhos saindo do mesmo local. “Isto poderá resultar em um fluxo de seiva insuficiente e no enfraquecimento dos ramos, comprometendo a saúde das árvores, tornando-as raquíticas, ocas e até provocando a sua morte.

É fundamental que a população busque informações no Departamento Municipal de Meio Ambiente antes de fazer o manejo, através do 3324-8570, pois podas com remoção total da copada, incorretas ou sem autorização ambiental são passíveis de sanções previstas na Lei Municipal Nº 2.088/2006.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br