Emater entregou ao Executivo o Relatório das Atividades desenvolvidas durante o ano


No dia 19/12, a equipe do Escritório Municipal de Ibirubá da Emater/RS-Ascar esteve no Gabinete do Prefeito Abel Grave, apresentando o Relatório de Atividades 2019, bem como o Planejamento das Atividades 2020.

A equipe estava formada pelo chefe do Escritório Oneide Ernesto Kumm e pelas funcionárias Aline Deutsch, Reni dos Santos e Daniela Zdanski. Os dados foram apresentados ao prefeito Abel e ao secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Olindo de Campos, bem como a alguns integrantes do Conselho Agropecuário, que também acompanharam a reunião de prestação de contas dos serviços prestados pela Emater aos agricultores e produtores rurais de Ibirubá.

A Administração Municipal mantém parceria com a Emater/RS-Ascar, através de um contrato de prestação de atividades de assistência técnica e extensão rural para produtores rurais do município. Em 2019, o valor contratual foi de R$ 96.538,94, além da locação de uma sala exclusiva com água e luz para o desenvolvimento das atividades do Escritório local. “Nossa parceria com a Emater é uma contribuição do Município ao desenvolvimento das famílias no campo, buscando a permanência do jovem na propriedade. Neste ano, em especial, com o Programa Propriedade Segura temos a convicção de que estamos fazendo a nossa parte mais intensamente, contribuindo com o bem-estar das famílias do nosso interior”, salientou Abel.

O Relatório elencou 39 atividades desenvolvidas no município pela entidade, bem como mostrou os resultados alcançados com as práticas realizadas, participação em eventos sociais, ambientais, culturais e econômicos. “Todas as atividades foram realizadas em parceria. Prestamos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural Social para 781 famílias das comunidades rurais, urbano e periurbano”, salientou Oneide.

A equipe da Emater chamou a atenção para alguns destaques, como:

  • Avicultura Colonial, inauguração de um Entreposto de Ovos Coloniais, empreendimento realizado pela Coopeagri, com uso de ovoscópio, adquirido com recursos do Feaper. Atualmente cinco produtores alojam 4.000 aves, comercializando a sua produção de ovos através da Cooperativa;
  • Criação do Meliponário no Instituto Federal Rio Grande do Sul – Campus Ibirubá, uma parceria entre Emater-RS/Ascar e Associação Apismelir;
  • Bovinocultura de Leite/Elaboração do Projeto Credito Rural, na busca por melhorias das condições de trabalho, qualidade de vida da família e a prevenção de doenças;
  • Pavilhão da Agricultura Familiar na 13ª Expoibi.

Programa Propriedade Segura

O ano de 2019 teve uma iniciativa que foi um ícone nas atividades realizadas. A implantação do Programa Propriedade Segura, de iniciativa dos escritórios da Emater de Ibirubá e Colorado, com o apoio das respectivas Prefeituras Municipais, do Sicredi e da Coprel, e o grande engajamento das forças de segurança pública: Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Policia Civil.

O Programa georreferenciou todas as propriedades do município, estabelecendo as rotas de acesso. Estes dados foram inseridos em equipamentos GPS, adquiridos pela Prefeitura Municipal de Ibirubá e pelo Sicredi. “Com auxílio dos GPS, qualquer viatura dos órgãos da segurança pública, ou do corpo de bombeiros do município, pode se dirigir até a propriedade que solicitar algum auxílio, mediante uma codificação estabelecida, no menor tempo de resposta, proporcionando segurança e bem-estar às famílias no meio rural”, destacou Oneide.

O Programa está sendo divulgado nos meios de comunicação, como rádios, jornais e mídias sociais, além da realização de oito reuniões regionais presenciais no interior do município de Ibirubá, com a participação das comunidades. “Até o momento, 700 famílias aderiram ao Programa Propriedade Segura. Acreditamos que alcançaremos a totalidade, cerca de 900 famílias”, projetou o chefe do Escritório da Emater em Ibirubá.

Missão da Emater/RS-Ascar

Segundo Oneide, a entidade tem como missão promover o Desenvolvimento Rural Sustentável, através da prestação de serviços de Assistência Técnica, Extensão Rural e Social, Classificação e Certificação, em benefício da sociedade do Rio Grande do Sul, seguindo os valores de legalidade, moralidade, impessoalidade, comprometimento com resultados, credibilidade, embasamento técnico-cientifico, agilidade, eficiência, eficácia, ética e transparência em suas atividades, visando o desenvolvimento econômico; sustentável, de recursos naturais e ainda social e humano.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020

Pular para o conteúdo