Encontro Regional do Mais Médicos em Ibirubá

Ibirubá conta hoje com cinco profissionais médicos vinculados ao Programa Mais Médicos, de iniciativa do Ministério da Saúde. Como eles são considerados intercambistas do Programa, também são vinculados ao Ministério de Educação. “Fazemos uma supervisão acadêmica. Mensalmente, visitamos todos os médicos do Programa vinculados a Ibirubá e aos municípios da região, em seu local de trabalho e enviamos um relatório mensalmente ao Ministério. E a cada três meses, fazemos um encontro regional”, explicou o médico Dr. Etiani Messerschmidt, que atua também como supervisor do Programa na região.

Na tarde de 09/01, o encontro aconteceu em Ibirubá, com uma capacitação pedagógica em parceria com a 9ª Coordenadoria de Saúde, na sala de reuniões da Secretaria de Saúde. “É um momento para troca de experiências. Isto ajuda a fortalecer o Programa e melhorar a prática clínica da equipe”, anunciou Etiani.

O Encontro é aberto para as equipes de Saúde dos municípios, participando também enfermeiros e gestores, além dos médicos. O supervisor informou que a agenda de reuniões para este ano foi passada para os Ministérios da Educação e da Saúde no final do ano passado. “Provavelmente, em algum momento, haverá a participação de alguém destes órgãos, o que será um elo importante entre os gestores e os Ministérios”, revelou ele.

A próxima reunião será no município de Colorado no dia 22/05. Em Ibirubá, será novamente no dia 11/09.

 

Saiba Mais

O Mais Médicos é um Programa do Ministério da Saúde, criado em 2013, para suprir a demanda de profissionais médicos, principalmente, em municípios menores do interior do país. O Programa abriu possibilidades de trabalho para médicos brasileiros formados no país, médicos brasileiros que se formaram no exterior e médicos de vários países, chamados cooperados (em sua maioria de Cuba).

Em 2013, Ibirubá aderiu ao Programa e hoje possui cinco profissionais médicos cedidos ao Município com dedicação de 40 horas, sendo oito horas destinadas para estudos de especialização. “Além de atender a demanda do município por profissionais da área, o salário deles é pago pelo governo federal. A contrapartida do município é uma ajuda de custo, bem mais baixo do que o custo da remuneração destes profissionais”, explicou o doutor Etiani Messerschmidt, médico da Secretaria de Saúde de Ibirubá, que também atua como supervisor do Programa Mais Médico na região.

No município, os profissionais médicos estão atuando junto às Unidades ESFs Floresta (Drª Alinne Gerssica Soares de Souza), Hermany (Drª Aracelis Piñeda Londres), Jardim (Drª Narjara Berlet) e Alfredo Brenner (Drª Yunisaday Gutierrez Macias), e na Unidade de Atendimento do Centro (Dr. Alexey Solenzal Omchina).

 

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020

Pular para o conteúdo