De maio a agosto é o período recomendado para a população realizar uma poda correta das árvores dentro de suas residências. Assim, a Prefeitura Municipal de Ibirubá, através do Departamento de Meio Ambiente (DMMA) da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, e da Secretaria de Obras, alerta a comunidade para realizar a poda dentro das definições da Lei.
A poda feita corretamente contribui para o desenvolvimento saudável das árvores e, consequentemente, traz a harmonização na arborização da cidade. É com este objetivo que a Prefeitura, alinhada à preservação, alerta a comunidade para observar o que diz a Legislação sobre Podas no município. Veja quadro abaixo:
Observação: árvores exóticas não necessitam de autorização para o manejo, se plantadas em propriedades particulares
A poda não pode ser superior a 30% da copada e nem pode ser realizada todos os anos, pois podas sucessivas, nos mesmos pontos dos galhos, resultam no “envassouramento”, com vários galhos saindo do mesmo local. “Isto poderá resultar em um fluxo de seiva insuficiente e no enfraquecimento dos ramos, comprometendo a saúde das árvores, reduzindo seu tempo de vida, tornando-as raquíticas, ocas e até provocando a sua morte”. Além disto, algumas espécies tendem a aumentar suas raízes como forma de defesa, causando danos aos patrimônios público e privado, explicou a analista ambiental do DMMA, Elisângela Althaus.
Antes de realizar o manejo, busque orientações no Departamento Municipal de Meio Ambiente, situado à Rua Firmino de Paula, 799, em diagonal com a Câmara de Vereadores, ou pelo telefone (54) 3324-8570.
Colaboração de Elisângela Althaus
Analista ambiental
Prefeitura de Ibirubá
…
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020