O Projeto “O era uma vez que virou livro”, atividade desenvolvida pela E.M.E.F. Santa Teresinha dentro do Programa A União Faz A Vida (PUFV), foi apresentado no X ICLOC, no dia 26/05, em São Paulo.
O Projeto foi desenvolvido com alunos de 1º ano do Ensino Fundamental (turma 12) e apresentado pelas professoras Neide Wheis Schaefer (responsável pela turma) e Mara Schiefelbein Gomes (coordenadora do PUFV) no Congresso de Práticas Pedagógicas, que aconteceu no Colégio Presbiteriano Mackenzie.
“Com certeza, este foi apenas o início de exitosos projetos. A comunidade escolar Santa Teresinha está muito feliz”, expressou a diretora da escola Cristiane Dierings Sfalcim.
“Com muita satisfação e orgulho dos nossos alunos, apresentamos o Projeto no X ICLOC, em São Paulo. Agradecemos o apoio da Sicredi e da Prefeitura Municipal de Ibirubá”, registrou a professora Neide.
Saiba Mais sobre o Projeto
“O ERA UMA VEZ QUE VIROU LIVRO
Dados de Identificação da Escola
Nome da Escola: E.M.E.F. Santa Teresinha
Município: Ibirubá/RS
Diretor (a) da Escola: Cristiane Diering
Dados de Identificação do Projeto
Nome do projeto: O era uma vez que virou livro
Professor responsável pelo projeto: Neide Wheis Schaefer
Apoio ao projeto: Fabiana Gass (Assessora Pedagógica) e Mara Schiefelbein Gomes (Coordenadora Local do PUFV)
Ano e turma: 1º ano 12
Resumo do Projeto:
Envolvidos na magia do imaginário e com o objetivo de valorizar o protagonismo dos estudantes, a turma do 1o ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Teresinha, sob a coordenação da professora Neide Franciele Weihs Schafer criou o “Escritório de Detetives do 1º ano 12” para a realização de uma expedição investigativa que se realizou na Biblioteca Pública do município de Ibirubá.
Com o desafio de descobrir o que poderia haver de mais interessante e curioso no local, a turma foi em busca de pistas e dados para resolver o seu grande desafio. Foi um momento mágico! Retornando para a escola e munidos de muitas informações, a turma promoveu um grande debate. Entre as várias possibilidades, chegaram à conclusão de que o livro seria um bom objeto para uma investigação mais criteriosa.
Nascia assim o Projeto “O Era Uma Vez Que Virou Livro”, que primou pelo protagonismo dos estudantes, despertando o senso de investigação, partindo dos interesses e curiosidade dos envolvidos. O objetivo era desvendar os mistérios acerca do objeto de estudo definido pelos educandos, conhecendo a origem da escrita, seus símbolos e sua construção, percebendo que a leitura e a escrita são ferramentas fundamentais na evolução da comunicação humana.
O desafio agora era descobrir quais eram os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o tema e quais eram suas curiosidades, que embasariam a pesquisa para que a aprendizagem fizesse sentido na vida de cada um dos envolvidos. Essa dinâmica de trabalho, baseada na metodologia de projetos, direcionada pelos princípios da cooperação e da cidadania é uma proposta do Programa A União Faz a Vida, que tem embasado o planejamento dos professores municipais desde 2016.
A temática “LIVRO”, escolhida pelos estudantes, foi introduzida e explorada durante todo o ano de 2017. Cada curiosidade sendo pesquisada e a aprendizagem acontecendo, valorizando o lúdico e atividades práticas. Estudaram a evolução da escrita, desde o seu surgimento até as etapas de construção do livro, sem esquecer do importante processo de alfabetização.
A turma conheceu o papiro, criaram pergaminhos, pesquisaram sobre a imprensa e também fizeram seus experimentos e até reciclaram papel. Em uma roda de conversa conheceram uma escritora e o papel do ilustrador. Entusiasmados com o que ouviram, resolveram ensaiar uma pequena produção, que com o passar dos meses, se tornou uma grande obra.
Como fruto de todas essas descobertas, a turma criou o livro Beto e Alice Altas Aventuras, que conta a história de dois irmãos, de uma família que valoriza a convivência, que se divertem na casa dos pais e dos avós com atividades que fazem a alegria de qualquer criança, dispensando qualquer tipo de aparelho eletrônico. O texto e a ilustração de cada página foram construídos, em cooperação, pelos educandos e suas famílias. Aos poucos, as emocionantes aventuras dos irmãos Beto e Alice foram tomando forma e a divertida história sendo construída pelos pequenos escritores.
A obra foi lançada em uma solenidade emocionante, que contou com a presença de autoridades, famílias e dos profissionais envolvidos no projeto. Os pequenos escritores puderam vivenciar a emoção de lançar seu primeiro livro, com direito à sessão de autógrafos aos presentes.
10º Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula
O Instituto Cultural Lourenço Castanho – ICLOC, de São Paulo/SP é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da educação brasileira. Fundado em 2009, pelas sócias da Escola Lourenço Castanho, o ICLOC é um espaço aberto para debates sobre as melhores ideias e práticas com o sentido de aprimorar o ensino no Brasil.
Em fevereiro de 2018 o projeto O ERA UMA VEZ QUE VIROU LIVRO foi inscrito no evento que abrange assuntos referentes a toda Educação Básica, com o intuito de partilhar essa prática com outros docentes. Mas foi só no inicio de abril que a esperada aprovação para a apresentação chegou.”
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020