Exame de mamografia na rede pública será a partir dos 50 anos

Enfermeira Amanda Weber

A rede pública alterou a idade mínima das mulheres para realizarem o Exame de Mamografia pelo SUS, passando dos 40 para a partir dos 50 anos.

É muito importante as mulheres buscarem realizar exames preventivos para evitar ou diagnosticar cedo doenças como o câncer de colo de útero e o câncer de mama. “As Unidades de Saúde de Ibirubá oferecem exames preventivos e de rastreamento pelo SUS. As mulheres devem procurar o Posto de sua abrangência domiciliar e fazer o agendamento de uma consulta com a Enfermeira responsável da Unidade”, orientou a enfermeira Amanda Webber, coordenadora da Saúde da Mulher no município.

Na consulta, a enfermeira conversa com a mulher, faz questionamentos, esclarece dúvidas e já realiza os exames preventivo do câncer de colo de útero e clínico de mama.

Exame do colo de útero

O exame do colo de útero é recomendado para mulheres a partir do início de sua vida sexual até os 64 anos. Após, somente em alguns casos. O protocolo do Ministério da Saúde recomenda este limite de idade, pois estudos comprovam que, após os 64 anos, o risco de se desenvolver a doença é muito pequeno. O colo do útero tende a se atrofiar, dificultando a coleta de material. “É importante que a mulher faça o preventivo, pois qualquer lesão no colo diagnosticada no início pode ser tratada sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica”, explicou Amanda. O exame deve ser realizado anualmente.

Exame de Mamografia

A enfermeira também informou que a Coordenadoria Estadual de Saúde alterou a idade mínima para a realização do Exame de Mamografia pelo SUS. “De 40 anos, passou para a partir dos 50 anos até os 69 anos”, anunciou Amanda, salientando que nesta faixa etária a Mamografia é disponibilizada como rastreamento. Se a Mamografia estiver normal, o Ministério da Saúde recomenda repetir o exame a cada dois anos, destaca a enfermeira.

Para mulheres na faixa etária de 35 a 50 anos, se houver alguma indicação ou alteração da mama ou ainda se a mulher tem casos de câncer de mama ou câncer de ovário na família, poderá fazer o exame pelo SUS.

Entre a faixa de 40 a 50 anos, se a mulher deseja fazer a Mamografia como rastreamento, poderá fazê-lo pela Tarifa Social, mediante o pagamento da diferença no valor de R$ 120,00, junto à Datamed em Ibirubá.

Em mulheres mais jovens, não é recomendado que se faça o Exame de Mamografia pelo alto índice de radiação e pela mama ser de aspecto mais denso. Nestes casos, o MS recomenda a Ultrassonografia, que é mais efetiva.

Segundo a secretária de Saúde Carlota Artmann, o Exame de Mamografia pelo SUS é realizado em Cruz Alta. Assim, a Secretaria de Saúde de Ibirubá faz o agendamento da data e disponibiliza um transporte para levar as pacientes até o local de realização do exame.

Para este ano, a Secretaria de Saúde está planejando fazer dois sábados específicos de campanhas de prevenção, de forma a possibilitar horários diferenciados para abranger o maior número possível de mulheres. “Fora das campanhas, as Unidades de Saúde do nosso município estão à disposição do público feminino para a realização dos exames de prevenção”, confirmou a secretária Carlota.