Ao término da Campanha, que percorreu bairro a bairro da cidade de Ibirubá, o saldo foram 25 caminhões de materiais recolhidos e destinados para a Associação de Catadores e 131 caçambas, que seguiram para o Aterro Sanitário na Linha Duas.
O Mutirão de Limpeza nos Bairros recolheu todo o tipo de material (lixo doméstico), descartado pela população, de acordo com um cronograma estabelecido no plano de ação elaborado pela Secretaria de Obras, em parceria com a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, e a Associação de Catadores Cidadania Sustentável.
Os trabalhos iniciaram em 17/09 e finalizaram em 30/11/2018. “Movimentamos uma grande equipe de operadores de máquina, motoristas para os caminhões, operários e coordenador de equipe, sob a minha supervisão e a do secretário Vanderlei”, destacou o coordenador de Obras Urbanas da Secretaria de Obras Clair José Benini.
“O último Mutirão realizado foi em 2016, quando foram recolhidas 285 cargas de lixo retirado do ambiente doméstico da população ibirubense”, relembrou o coordenador.
Nesta edição, a Associação de Catadores Cidadania Sustentável de Ibirubá foi um parceiro fundamental no projeto, pois todo o material que pode ser reciclado foi destinado à Associação. Com isto, se reduziu significativamente o volume de descarte enviado à Linha Duas, aliviando o meio ambiente e até a vida útil do Aterro, segundo informações passadas por Benini.
O Mutirão de Limpeza é uma sequência do trabalho que vem sendo desenvolvido durante todo o ano pela Vigilância Sanitária do município. “Temos um bom controle de infestação do mosquito Aedes aegypti em Ibirubá. Melhorou muito nestes dois últimos anos. Mas, nos preocupamos com este período de chuvas frequentes e altas temperaturas. Para mantermos a situação sob controle, é fundamental a atenção constante da população para não ajuntarmos materiais que possam acumular água e propiciar a proliferação do mosquito”, alertou Leonardo. Ainda adiantou que, se o trabalho for bem feito por todas as partes envolvidas, poderemos reciclar até 70% do material que será recolhido.
Segue o levantamento do volume recolhido por bairro:
- Hermany e Loteamento Cohabi: 2 caminhões de materiais que podem ser reciclados (para a Associação) e 4 caçambas de entulhos gerais (para o Aterro Sanitário),
- Progresso: 3 caminhões (Associação) e 15 caçambas (Aterro),
- São Jacó e Pôr do Sol: 4 caminhões (Associação) e 21 caçambas (Aterro),
- Odila e Aparecida: 2 caminhões (Associação) e 10 caçambas (Aterro),
- Jardim: 2 caminhões (Associação) e 12 caçambas (Aterro),
- Planalto: 3 caminhões (Associação) e 10 caçambas (Aterro),
- Santa Helena e Unida: 2 caminhões (Associação) e 14 caçambas (Aterro),
- Floresta: 3 caminhões (Associação) e 31 caçambas (Aterro),
- Chácara e Bangu: 1 caminhão (Associação) e 7 caçambas (Aterro),
- Esperança: 1 caminhão (Associação) e 7 caçambas (Aterro), e
- Centro: 2 caminhões (Associação) e 10 camionetes de móveis e entulhos gerais (Aterro).
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020