História do Museu Municipal Theobaldo Becker

        O Museu Municipal Theobaldo Becker, de Ibirubá, foi criado pelo Projeto de Lei nº 830/86 e inaugurado no dia 20 de setembro de 1986.

Idealizado pelo prefeito municipal da época, Olando Kanitz, foi implementado pelo então secretário municipal de Educação e Cultura, Rudi Schweig, e organizado pela professora Roseli Binsfeld que, desenvolvendo uma série de ações de caráter técnico e administrativo, alcançou a função primordial de preservação e comunicação daquilo que nos une e nos remete a uma lembrança pessoal e coletiva.

            É patrono do Museu Theobaldo Becker, nascido em 25 de setembro de 1900 em Lajeado/RS. Veio para a localidade de Arroio Grande em 1906 junto com seus pais. Aos 17 anos, mudou-se para a Colônia General Osório (atual Ibirubá), trabalhando na Casa Comercial de Arnoldo Emmel por três anos. Munido de experiência em comércio, iniciou empreendimento próprio, sendo de fundamental importância para o desenvolvimento da Colônia.

Em 1932, assumiu a gerência da Cooperativa (Cotribá) permanecendo nessa instituição até seu falecimento, 05 de fevereiro de 1979.

            Ao longo de sua vida, Theobaldo Becker liderou movimentos em prol do crescimento de Ibirubá, sendo através de sua cultura, postura ética e conhecimentos técnicos, referência na historia do município. Foi um líder na comunidade “Evangélica e Escolar”, representando os interesses da comunidade como vereador nos anos de 1955 a 1969. Presente em empreendimentos sociais e culturais, deixou seu legado cultural, que é reverenciado através da homenagem prestada pelo Município, que o elegeu patrono do Museu.

            O Museu Municipal Theobaldo Becker inicialmente ocupou o prédio onde anteriormente residia a família de Theobaldo Becker e pertencia à Cotribá, que o cedeu no período de setembro de 1986 a 04 de janeiro de 1994.

            Em 07 de março de 1994, foi reaberto junto à Biblioteca Pública Municipal, na Rua Dumoncel Filho, onde permaneceu até meados de 2011, tendo na maior parte deste período ficado sob a coordenação de Regina Trein.

            Com um projeto de releitura visual em 03 de abril de 2012, reabriu suas portas ao público na Rua Getúlio Vargas esquina com a Rua Júlio Rosa, num trabalho do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, através da coordenadora Márcia Mendes Delazeri, com o apoio da secretária Jussara Rodrigues (SMECTD) e do Executivo Municipal, prefeito Carlos Jandrey e vice-prefeito Francisco Rogério Rebelato. Um novo e amplo espaço foi entregue à comunidade ibirubense, com maior facilidade de acesso aos visitantes e com um visual de fachada criado pelo designer de Fernando Busch, que uniu os conceitos do moderno e do antigo, de proteção e de preservação, utilizando como símbolo a pitanga, fruto da árvore símbolo do município.

            O Museu conta com uma sala de exposição permanente do acervo e uma sala de apoio, onde é guardado o acervo reserva. Além destas, há também as vitrines externas para divulgação da história das entidades e empresas ibirubenses mais antigas: Cotribá, Vence Tudo e Coprel.

            O Museu Municipal Theobaldo Becker, tem como missão reunir, documentar, pesquisar, conservar, e divulgar com fins educativos, sociais e culturais e de deleite, levando em conta a valorização e o resgate da história local, dentro da perspectiva de um museu para todos.

            O Museu Municipal Theobaldo Becker possui registro no IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). Por esta razão, participa da programação nacional Semana de Museus, que acontece no mês de maio, e da Primavera dos Museus, em setembro de cada ano.

            Principais atividades desenvolvidas ao longo do ano: Exposição da Evolução Histórica de Ibirubá durante a Semana no Município (fevereiro-março), Semana dos Museus (maio), Viajando pela Rota (agosto), Primavera dos Museus (setembro), Aniversário do Museu (20 de setembro), União Faz a Vida – Sicredi (durante todo ano), visitas guiadas e orientadas às turmas de escolares visitantes, pesquisando acervo específico, atendimento individual a pesquisadores e visitantes, bem como registro, manutenção, limpeza, preservação e pesquisa do acervo.

O Museu está instalado na Rua Getúlio Vargas esquina com Rua Júlio Rosa, no bairro Centro, atendendo ao público de segundas as sextas-feiras das 8 horas às 11h30min e das 14 horas às 17h30 min. Telefone (54) 3324-3007.

            As professoras Ivanisa Coréti Lenz e Terezinha Krummenauer são as responsáveis pelo atendimento e a realização dos trabalhos na instituição.

Professora Ivanisa Coréti Lenz

Responsável pelo Museu

Publicado por

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020