Hospital Annes Dias recebeu um adicional em seu contrato com o Estado


O recurso de R$ 23,6 mil será repassado através do Termo Aditivo de Contrato com Hospitais, que foi assinado em solenidade realizada na tarde do dia 04/02, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini em Porto Alegre.

Para o evento, os secretários de Administração e Planejamento, Valdir Lagemann, e Fazenda, Carlota Artmann, acompanharam o diretor do Hospital da Comunidade Annes Dias, Odair Funk. O evento foi anfitriado pelo governador Eduardo Leite e pela secretária estadual de Saúde Arita Begmann. O Hospital da Comunidade Annes Dias é uma das 149 instituições hospitalares que receberão os recursos.

O Hospital receberá o valor de R$ 23.651,00, em parcela única, oriundo de Portaria emitida pelo Ministério da Saúde, tendo como origem do recurso o Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC). Segundo o diretor do Hospital, esse valor foi definido a partir da análise da produção ambulatorial e hospitalar de média complexidade referente aos serviços prestados pelos estabelecimentos hospitalares privados sem fins lucrativos registradas nos sistemas de informações ambulatorial e hospitalar (SIA/SIH/SUS) durante o ano de 2018.

Odair ainda explicou que o Hospital tem um Contrato de Produção firmado com o Estado do RS para prestação de serviços aos usuários do SUS. O contrato tem um limite financeiro e quantitativo de atendimentos. “Aí entra a importância de conseguirmos aumentar os termos do nosso contrato de produção. Caso o valor fosse maior, agora o repasse único de custeio também seria maior”, argumentou ele.

As dificuldades financeiras do Estado do RS acabam impedindo maiores investimentos por parte do governo estadual. “Há 4 anos estamos buscando junto aos governos, fazendo visitas a autoridades estaduais e federais, argumentando a fragilidade do atual contrato, porém em razão da crise aguda no Estado do RS, não temos tido sucesso”, desabafou o gestor.

Para o secretário Valdir, além dessas dificuldades financeiras, deve haver uma maior proximidade entre os entes federativos. “Justamente para que conheçam mais e melhor a realidade vivida pelos municípios”, destacou o secretário.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020