Ibirubá está ampliando a capacidade de testagem de sua população


Desde o início da pandemia de Covid-19 em Ibirubá, a Secretaria de Saúde tem buscado aumentar a capacidade de testar a população. Até 08/10, já foram testadas 3.518 pessoas. Destas, 1.209 (cerca de 1/3) foram confirmadas com Covid-19. Segundo estimativa do IBGE, Ibirubá possui 20.413 habitantes. Até o momento, 17,23% de sua população foi testada.

No dia 02/10, seguindo a orientação do Comitê Municipal de Combate e Enfrentamento ao Coronavírus em Ibirubá, a Administração Municipal realizou processo licitatório (Pregão Eletrônico 033/2020) para a compra de mais 6.000 Testes Rápidos de Covid IgG/IgM, um kit que detecta precisamente os anticorpos do vírus corona, permitindo o resultado entre 10 e 15 minutos. Segundo informações do Setor de Licitações da Prefeitura, o valor por kit ficou em R$ 6,97 a unidade. Ao término do processo, os comentários entre os participantes dos laboratórios foi que Ibirubá, através da licitação, obteve o menor preço de aquisição do Brasil. Vale a observação de que no início da pandemia, o valor dos testes era extremamente caro.

O valor total da compra ficou em R$ 41.820,00. O contrato 066/2020 com a empresa Cepalab Laboratórios Ltda., de São José da Lapa/MG, ainda tem a oportunidade de ser aditivado em 25%, o que, poderá resultar na aquisição de mais 1.500 unidades.

Com o montante de mais 6.000 testes adquiridos, que deverão ser entregues conforme demanda do município e recomendação dos profissionais de Saúde, Ibirubá alcançará 46,49% de testagem da sua população.

Conforme discutido na última reunião (06/10) do Comitê, é importante a ampliação da testagem para se conhecer o grau de imunização da população. Até porque, com a retomada gradual das aulas presenciais, por exemplo, os testes serão importantes para a verificação do contágio do vírus junto à comunidade escolar: professores, funcionários, motoristas do transporte escolar e alunos.

Segundo o doutor Etiani Messerschmidt, médico do Município e integrante voluntário do Comitê, quanto mais testes forem aplicados, maior controle se terá sobre a transmissão do vírus. “Com a testagem, identificaremos quem está com o vírus presente ou já teve. Muitas pessoas tiveram contatos com pacientes positivos, alguns apresentaram sintomas e não realizaram o teste. A grande maioria, se positivar, já estará curada. Com isto, também poderemos identificar os assintomáticos, além de podermos estabelecer um retorno às atividades em geral com maior segurança”, explicou o médico.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Pular para o conteúdo