Ibirubá se mobiliza para enfrentar o Covit 19


O Poder Público Municipal convocou os órgãos de Saúde e a Sociedade Civil para analisar o conjunto de informações e notícias acerca da disseminação do Coronavírus Covit 19 no Brasil e, por consequência, em Ibirubá. A reunião cosensuou uma diretriz de ações para o Município.

A reunião aconteceu na tarde da segunda-feira, 16/03, na Câmara de Vereadores. O prefeito Abel Grave estava acompanhado do vice-prefeito Alberi Behnen, da equipe de secretários municipais, com o apoio de técnicos da pasta da Saúde, do presidente da Câmara de Vereadores Érico Nogueira e vereadores. Empresários, dirigentes e lideranças de vários segmentos também estavam presentes e atentos à pauta: quais as medidas que o Município de Ibirubá deve tomar mediante a situação do Coronavírus no país e no mundo?

Após as palavras iniciais do presidente da casa legislativa, o prefeito Abel falou que a reunião era um pouco diferente do usual, uma reunião de trabalho para verem em conjunto a questão do coronavírus no país. “Acredito que a maior dificuldade nossa é o enfrentamento desta questão devido à falta de leitos, da nossa capacidade de atendimento num eventual surto em Ibirubá. Na quinta-feira, o governador decretará a suspensão das aulas da Rede Estadual, o que acabará por respingas na Rede Municipal. Nossa preocupação também é com as empresas, por isto, chamamos todos aqui, para analisarmos, em conjunto, a questão das escolas e creches. Não quero carregar sozinho o fardo desta decisão, que afeta toda uma comunidade”, declarou ele.

Abel também colocou que Ibirubá estava tomando por referência as medidas tomadas pelo município vizinho de Santa Bárbara do Sul. E colocou para análise do grupo algumas ações e a questão da suspensão ou não das atividades escolares e das creches.

“O médico da Secretaria de Saúde, doutor Etiani Messerschmidt, fez uma explanação geral sobre a doença causada pelo Covit 19. Dentre as recomendações oficiais do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ibirubá estará seguindo as orientações e normativas recomendadas pelos referidos órgãos.

Empresários também se manifestaram anunciando as medidas internas que cada empresa/cooperativa está tomando. Sobre uma possível suspensão das atividades escolares e das creches, disseram que vão se adaptar ao momento, numa percepção bem consciente de que todos devem fazer a sua parte para ajudar a sociedade neste momento tão crítico de preservação à vida.

Com os encaminhamentos da reunião, o Município deverá formar um Comitê para tratar, analisar e divulgar informações diárias sobre a situação, e ainda baixar um Decreto com as medidas cabíveis para enfrentar a disseminação do vírus Covit 19.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020

Pular para o conteúdo