Servidores docentes do Campus Ibirubá do Instituto Federal do Rio Grande do Sul iniciaram o Projeto de Produção de Equipamentos de Proteção para doarem a hospitais e serviços de saúde de Ibirubá e da região.
Os professores Cristiano Kullmann e Rodrigo Lange estão coordenando ações do Projeto em duas áreas: a produção de máscaras em impressora 3D e a construção de um tapete sanitário.
No início de abril, a Secretaria de Saúde de Ibirubá recebeu 23 máscaras, confeccionadas em impressora 3D, 15 máscaras de tecido e um tapete sanitário.
O tapete é umidificado com solução de hipoclorito com água para fins de desinfecção de calçados e foi instalado ao entrar no acesso principal do Posto de Atendimento Médico do Centro (Postão como é popularmente conhecido). “É uma criação relativamente simples, porém muito eficiente. A estrutura básica pode ser montada em casa com lona, uma toalha de banho, alguns pedaços de madeira e fita dupla face. Ajuda a prevenir a entrada de microorganismos que possam ter ficado nos calçados ao voltar da rua”, explicou o professor Cristiano.
“Estamos muito agradecidos ao Instituto e aos professores pela excelente iniciativa. Materiais e equipamentos de proteção ao novo coronavírus são necessidades diárias aqui. E o tapete é uma ideia muito criativa e barata para ajudar na desinfecção do local”, agradeceu a secretária da pasta, Carlota Artmann.
Acesse abaixo o link disponibilizado pelo projeto e confira o passo a passo de como fazer o tapete sanitário:
http://ifrs.edu.br/ibiruba/wp-content/uploads/sites/4/2020/04/tapete-de-desinfeccao-IFRS.pdf.pdf
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020