Índice do levantamento da infestação do mosquito Aedes aegypti em Ibirubá baixou para menos de 1,0

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Combate às Endemias, está realizando intensas e continuadas ações para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti no município. No mês de fevereiro para Ibirubá, o índice de infestação apontado pelo LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti para Vigilância Entomológica do Aedes Aegypti no Brasil) foi de 11,7 (ideal é que seja menor que 1).

A partir do mês de abril, um conjunto de iniciativas foi e estão sendo realizadas junto à comunidade. Além das ações de conscientização e orientação à população pelo Departamento, uma grande proposição para limpeza da cidade está sendo realizada através da disponibilização de contêineres nos bairros e do recolhimento de pneus.

Conforme a equipe de Endemias, os pneus são um dos materiais mais encontrados nas visitas que são realizadas nas residências, estabelecimentos comerciais e industriais, terrenos baldios, etc… Assim, em junho, foi realizado um Dia de Recolhimento de Pneus com a parceria da empresa Ecotires Soluções Ambientais, de Faxinal do Soturno. Em setembro, está previsto mais um dia de coleta destes materiais.

Outra ação foi a mobilização junto aos bairros com a participação dos militares, realizada em julho, no sentido de sensibilizar e alertar a comunidade sobre a importância de se prevenir focos do mosquito Aedes aegypti.

Entre os dias 05 e 09/08, foi realizado mais um Levantamento de Índice de Infestação no município através do setor Endemias. “Conseguimos baixar nosso índice para 6 no final de maio, ainda considerado com alto risco de infestação. Neste mês de agosto, tivemos como resultado o índice de 0,7 (Baixo Risco), o que significa uma diminuição considerável comparado aos resultados anteriores. Todas as ações realizadas no município visam o controle e a diminuição do vetor. A contribuição de todos garante um melhor resultado no trabalho desempenhado e é de primordial importância na luta contra o mosquito Aedes aegypti”, reitera a coordenadora do Departamento, a enfermeira Gabriela Ely.

Segundo a secretária da pasta, Dileta das Chagas, o cenário continua de preocupação. “Graças a Deus e ao esforço de toda nossa equipe, baixamos consideravelmente o índice. Continuamos em alerta e com o firme propósito darmos seguimento às nossas ações. Não podemos chegar ao verão com possibilidades de surto de uma Dengue, por exemplo”, falou a secretária, num misto de preocupação e satisfação pelo resultado alcançado no LIRAa, neste mês de agosto.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020