A área de um trevo na localidade do Pinheirinho foi revitalizada com grama, cordões de concreto e plantio de árvores pela Administração Municipal de Ibirubá. A nova Praça recebeu o nome de Lourita Pimentel Nogueira, pessoa de grande prestígio e liderança daquela comunidade em tempos de outrora.
O ato inaugural aconteceu na manhã do sábado 22/02 com a presença de grande público, entre familiares e amigos de dona Lora, como era carinhosamente chamada, moradores da região, lideranças e autoridades municipais.
Num resgate histórico sobre o local, há anos atrás a dona Lourita iniciou os cuidados do local, instalando também ali uma gruta com imagem da santa Nossa Senhora de Fátima, de quem era muito devota. Com o passar do tempo, a ilustre moradora foi residir na cidade de Ibirubá e o local ficou num vazio, sendo a imagem da Santa resguardada pela família.
Em 2019, a Administração Municipal acolheu uma reivindicação de representantes da localidade do Pinheirinho para a revitalização da área. A obra iniciou em novembro passado, sendo finalizada com a colocação de grama em meados do mês de fevereiro. O Município de Ibirubá investiu aproximadamente R$ 30.000,00, em materiais como cordões de meio-fios, postes, tijolos, cimentos, grama, e afins…
Para a denominação da Praça Municipal do Pinheirinho, a Câmara Municipal de Vereadores, em dezembro passado, entrou com a proposição de homenagear a senhora Lourita Pimentel Nogueira através do Projeto de Lei 017 de 06 de dezembro de 2019. A casa legislativa aprovou a proposição com unanimidade, sendo a Lei Municipal Nº 2.866 sancionada pelo prefeito Abel Grave em 29 de dezembro de 2019.
Em singela cerimônia de inauguração, as autoridades municipais expressaram sua satisfação na entrega de uma obra tão significativa para aquela comunidade e seu reconhecimento à homenageada. O evento também contou com a presença do secretário do deputado Pedro Westphalen (PP), Valdir Kirst, que trouxe um abraço do parlamentar à família Pimentel Nogueira e à comunidade de Ibirubá.
O secretário de Obras, Vanderlei de Souza, falou de sua satisfação em ter sua equipe envolvida na obra. “Não é uma obra de grande vulto, mas sabemos que é de muita importância para os familiares da dona Lourita e para os moradores neste entorno. Ficou muito bonito este lugar”, destacou Vanderlei.
O vice-presidente da Cotribá, Ênio Nascimento, também destacou a valorização do local pela Administração Municipal. “Nós que andamos por diversos municípios do Rio Grande do Sul e acompanhamos também as redes sociais de Ibirubá, a gente vê pessoas reclamando de Ibirubá. Quero dizer que é difícil de a gente encontrar uma obra como esta aqui em outros lugares. Parabéns ao Ernande e ao Érico por puxar esta ideia, e à Administração Municipal por ter se engajado neste processo. Ibirubá merece, Pinheirinho merece”, declarou o representante da Cotribá.
O vice-prefeito, Alberi Behnen, falou dos cuidados da Administração Municipal em valorizar o dinheiro público. “Acreditamos que este é um investimento merecido por esta comunidade. Nosso interior tem se esvaziado. Estamos certos de que este tipo de investimento venha a valorizar mais as comunidades do interior, fazer com que as pessoas retomem aquele sentimento de amor por sua comunidade e fiquem no interior. Receber o nome da dona Lourita, é uma grande e justa homenagem”, enfatizou Alberi.
Em seu emocionado discurso, o presidente da Câmara, Érico Nogueira, falou da trajetória de sua mãe, enquanto ela morava na comunidade, sendo muito atuante. “Minha mãe iniciou aqui uma Praça muito simples e cuidava disto aqui. Fui desafiado pelas amigas Kátia e Amândia para revitalizar este local. O Executivo Municipal e a Secretaria de Obras prontamente autorizaram a obra para restituir este espaço público de lazer à comunidade. A capela foi dada por mim e pelo Ernande. Este espaço é de toda comunidade para lazer e bem estar de todos”, pronunciou o presidente da Câmara e filho de dona Lora.
A conclusão das manifestações ficou a cargo do prefeito Abel. “É uma obra que vai ficar para o Pinheirinho, é uma alegria para nós estarmos aqui. As palavras esquecemos fácil. As obras ficam registradas. É um grande momento. Fizemos a nossa parte e nos juntamos à disponibilidade do Érico e do Ernande para, em parceria, realizarmos um benefício para a comunidade”, finalizou Abel Grave.
A fita com o pano inaugural sobre a placa de identificação da Praça foi descerrada por autoridades do cerimonial e familiares da homenageada. O repentista João Nunes, da própria localidade, também cantou uns versos em homenagem ao momento. Em seguida, houve um lanche de confraternização e comemoração entre os presentes.

Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020