Monitoramento e cuidados continuam em Ibirubá


O prefeito Abel Grave tem sido muito procurado pelos meios de comunicação para falar sobre a questão da pandemia em Ibirubá. Segue um resumo de suas entrevistas, concedidas nesta última semana.

“Nós esperamos e torcemos para que as coisas retomem e voltem à sua rotina de normalidade. Neste cenário, tivemos queda na arrecadação, são R$ 1.000.000,00 a menos de ICMS, que é o imposto sobre circulação de mercadorias. Com as restrições das atividades comerciais, serviços e industriais, não há receita para os empresários, para os autônomos, para os prestadores de serviços, e, consequente, valores que também deixam de entrar para o poder público. Mas, precisamos continuar prospectando um município melhor. Por isto, estamos mantendo investimentos significativos de infraestrutura, porque acreditamos que logo vamos retomar os caminhos que projetamos.

Vejo que ainda temos uma dificuldade de uma pequena parcela da nossa população, que ainda está resistente, fazendo algumas desnecessidades, deixando de seguir os regramentos determinados e os cuidados necessários. Não sabemos por quanto tempo, o coronavírus vai estar presente.

Praticamente, nossos casos de Covid-19 foram de contatos familiares e de deslocamentos para outros municípios. A equipe da Saúde tem monitorado, está auxiliando, cuidando e monitorando as pessoas que estão em tratamento e em observações.

O Exército tem feito um trabalho exemplar, se colocado à disposição. Nesta semana, tivemos a circulação de um veículo do 29º GAC de Cruz Alta, reproduzindo mensagens educativas para a nossa população; e a realização de barreiras educativas junto à população, com a participação de servidores das Secretarias de Saúde e Educação, reforçando as orientações sobre os cuidados, entregando folhetos com informações sobre prevenção de coronavírus e Dengue, e ainda máscaras para quem estava circulando sem.

Não vencemos fazer a fiscalização, é um trabalho contínuo dos nossos agentes de fiscalização junto com as autoridades policiais do município.

Como poder público, temos feito a nossa parte. Só para citar as principais ações:

  • criamos o Comitê de enfrentamento, que já se reuniu mais de 20 vezes, analisando a situação, buscando soluções, orientando as ações;
  • determinamos normativas, respeitando os decretos estaduais, e procurando dar respaldo à continuidade em áreas em que podíamos ter autonomia de decisão;
  • confeccionamos e distribuímos máscaras, inclusive com campanha junto ao empresariado local;
  • disponibilizamos álcool gel e sabão de álcool, este último confeccionado pelo CRAS;
  • contratamos profissionais na área de Saúde para atender as demandas;
  • fizemos dedetização e desinfecção nas ruas;
  • adquirimos testes rápidos e testes 24 horas;
  • buscamos apoio junto às forças policiais (Brigada Militar, Bombeiros e Polícia Civil) para nos auxiliarem nas fiscalizações;
  • investimos em plantonistas;
  • fizemos mutirão para ajudar as pessoas que buscavam informações para o cadastramento ao auxílio emergencial do governo federal;
  • empreendemos campanha de solidariedade para ajudar os que procuram a ação social do Município.

O município vai continuar fazendo e tomando as medidas necessárias, buscando as possibilidades junto a quem puder nos ajudar. Eu creio, eu acredito, que dentro das nossas medidas, temos algumas situações constrangedoras, como a não realização de eventos religiosos. Este debate passa pelo Ministério Público, órgão fiscalizador e orientativo, pois recebemos a recomendação para a suspensão deste segmento. E devido à ascensão do número de casos, o Comitê também entende que deve se manter a suspensão.

Em alguns momentos, pensamos diferente, mas vamos seguir as informações de cunho técnico e representativo do Comitê, que precisa ser respeitado, se não, não haveria razão em sua criação.

Até o momento, Ibirubá continua na região com a bandeira de cor laranja, do sistema de distanciamento controlado do governo do estado. Precisamos de um esforço de toda a nossa comunidade, e de toda a região, para não trocarmos a cor da nossa bandeira para uma de risco maior de contágio.

Sobre os casos de Dengue, destaco o trabalho dos nossos agentes de endemias. A população precisa cuidar e seguir as orientações de combate ao mosquito Aedes aegypti, porque a situação é de agravamento.

A minha mensagem é de otimismo e positivismo. Eu acredito muito na capacidade de superação. Temos uma comunidade de pessoas, comércio, indústrias e empreendedores pujantes. Não é a primeira crise e dificuldades que estamos enfrentando. O momento é de união, principalmente de cuidados uns dos outros. Precisamos fortalecer os vínculos dentro do município para que todos tenham oportunidades de geração de renda. Peço à comunidade que façam suas compras e investimentos em Ibirubá, para o bem do nosso povo.

Só vamos vencer se todos trabalharem juntos nestas situações.”

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020