Moradores do interior precisam fazer a sua adesão ao Programa Propriedade Segura

As reuniões do Programa de Georreferenciamento – Propriedade Segura estão acontecendo para explanação aos moradores do interior. Adesão para participar do Programa deve ser feita junto à Secretaria Municipal de Agricultura de Ibirubá.

Com o apoio e o aval da Administração Municipal, o Programa de Georreferenciamento – Propriedade Segura tem a iniciativa da Emater/RS, que buscou no município de Erechim a metodologia para implementação em Ibirubá. O Conselho Municipal Agropecuário aprovou a ideia e, de imediato, as forças de Segurança do município, Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Misto de Ibirubá, se engajaram na iniciativa.

A atualização do mapeamento das estradas do interior e de cada ponto familiar, inclusive com a indicação dos travessões de acesso às propriedades, foi realizada pela parceria entre Secretaria de Agricultura, Emater/RS e Coprel.

O Programa consiste em ter todos os caminhos (rotas) do município mapeados da cidade até o pátio das propriedades, dar um código a cada uma (ex: IBI 156) e, assim, diminuir o tempo-resposta de cada chamada por segurança, sinistro, saúde ou demais serviços necessários. “Cada viatura, ambulância, através do GPS, procurará pelo código e chegará até a propriedade pelo caminho mais rápido e ágil”, explicou o chefe do escritório local da Emater/RS, Oneide Kumm.

A explanação do que é o Programa e como funciona tem sido feita aos moradores do interior através de reuniões regionalizadas. Já foram realizados cinco encontros: Capela Fátima (27/09), Alfredo Brenner (1º/10), Santo Antônio do Triunfo (03/10), Linha Cinco (08/10) e Esquina São José (10/10).

Entretanto, não basta somente que o morador do interior compareça à reunião. “Para estar integrado ao sistema de segurança, deve comparecer à Secretaria com uma conta de luz para comprovação do endereço, informar os números de telefones de contatos da propriedade para ficarem registrados no sistema”, orientou o secretário da pasta de Agricultura, Olindo de Campos.

“Estamos motivados com a conjugação de ações que irá contribuir com a melhoria de vida da nossa população do interior. O georreferenciamento das propriedades e a internet via fibra ótica, que deverá chegar na grande maioria das localidades, proporcionando uma comunicação mais eficaz e atendimentos de emergências mais rápidos. Além disto, acreditamos também inibir a ação de bandidos no interior”, enfatizou o prefeito Abel.

A próxima reunião com os moradores está agendada para o dia 15/10 (terça-feira), na região de Linha Pulador Sul, às 14 horas.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020