O evento aconteceu na tarde do dia 05/11, no Spazzio Centro de Eventos, em Ibirubá com participação de agricultores, especialistas, acadêmicos, autoridades e convidados.
A primeira edição do Seminário Regional Sobre Cooperativismo, Cadeias Curtas, Mercados Agroalimentares, Consumo e o Direito Humano à Alimentação Adequada foi uma realização da Cooperativa de Pequenos Agropecuaristas de Ibirubá – Coopeagri e da Emater/RS-Ascar, juntamente com a equipe do Programa Estadual de Cooperativismo – PEC da Emater-Ascar.
A realização do Seminário também integrou as atividades da Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul, organizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea de Ibirubá, alusiva ao Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), instituído pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).
Para o presidente da Coopeagri, Lecian Conrad, o Seminário cumpriu seus objetivos. “A premissa era de proporcionar debates acerca das relações de produção e consumo, através dos conceitos de espaço e lugar, bem como questões de identidade e o papel dos consumidores, suscitando as funções das cadeias curtas nos processos de inovações e busca de eficiência econômica”, enfatizou o presidente.
O evento destacou que a alimentação é o grande tema do século 21 (de 2001 a 2100) e que o papel da Agricultura Familiar é estratégico para alimentar a população urbana, com alimentos de qualidade e sanidade.
Programação
A programação constou de três paineis: 1. “O processo de compras da Agricultura Familiar no RS e os programas direcionados ao desenvolvimento das potencialidades geradoras da geração de renda às famílias rurais e seu bem-estar“, tendo como palestrante, Flávio José Smaniotto (diretor do Departamento de Cooperativismo da Secretaria da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento do Rio Grande do Sul); 2. “Aspectos do direito humano à alimentação adequada no Brasil“, abordado pela doutora Mírian Villamil Balestro Floriano (promotora de Justiça em Porto Alegre); e 3. “Estratégias e organização de cadeias curtas de produção e comercialização de alimentos e o acesso aos mercados“, abordado pelo doutor Sérgio Schneider (professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
Após a explanação dos temas, o espaço foi aberto para o debate em plenária, tendo por moderadora, Patrícia Fogaça Fernandes, nutricionista da Emater/RS.
Concluídas as discussões e considerações, os promotores do evento ofereceram um lanche de confraternização com produtos regionais da agricultura familiar.
Apoiadores do evento
O evento contou com o apoio de * Prefeitura Municipal de Ibirubá * Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibirubá * Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Ibirubá * Universidade de Cruz Alta, através do Curso de Agronomia * União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/RS) * Departamento Estadual de Cooperativismo da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural * instituições financeiras do município: Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica Federal e Sicredi.
Do poder público municipal, prestigiaram o evento o prefeito Abel Grave os secretários municipais Olindo de Campos (Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente), Henrique Hentges (Educação, Cultura, Turismo e Desporto) e Dileta das Chagas (Saúde) e as respectivas equipes de servidores municipais.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020