“Diante de compromisso assumido, buscamos construir a liberação da área com a participação de todos que estavam envolvidos no Projeto. E estamos muito felizes por termos conseguido”, anunciou o prefeito Abel Grave durante a cerimônia de abertura oficial da 11ª Expoibi, na noite de 13/10, junto ao palco de shows da Exposição.
Desde 2011, Ibirubá está projetando a estruturação de uma nova área para atender à demanda de crescimento do Distrito Industrial (localizado às margens da ERS 223). Uma nova área de 12 hectares foi adquirida na Administração anterior, situada na Rua Jeremias Marques de Oliveira, sentido Linha Seis, com entrada na altura do Km 53 da ERS 223.
O Projeto de Loteamento foi elaborado pela equipe técnica: Geólogo Airton Fritsch, Bióloga Sônia Maria Lima, Engenheiro Florestal Ronald Stefanello Alves, Engenheiros Civis Antônio Oly Pires e Jeferson Müller, e Arqueóloga Luciana Soder.
Neste total de área, o Município teve de submeter o Projeto à Fepam/RS para a liberação ambiental da área. De lá para cá, muitos foram os trâmites e entraves burocráticos a serem atendidos para se alcançar a liberação ambiental.
O compromisso da atual Administração Municipal, de concluir os trâmites burocráticos desta nova área industrial, levou a um novo olhar sobre o processo. Assim, por uma decisão administrativa visando à obtenção da Licença de Instalação, o Município desmembrou a área em duas matrículas, uma de 10 ha e outra de 2 ha. Com isto, teve autonomia para submeter o Projeto à análise técnica e alcançar a liberação no próprio âmbito municipal.
Com isto, o Departamento de Meio Ambiente do Município, após a análise do Projeto pela contratada Ibirubá Florestal, emitiu o licenciamento ambiental dentro dos limites legais permitidos ao município.
O anúncio à comunidade foi realizado durante a Cerimônia de Abertura Oficial da 11ª Expoibi, quando a Licença de Instalação foi entregue ao Prefeito Municipal Abel Grave com a presença do vice-prefeito Alberi Behnen, ex-prefeito Carlos Jandrey, ex-vice-prefeito Francisco Rogério Rebelato, secretários municipais de Administração e Planejamento Valdir Lagemann, de Indústria, Comércio e Empreendimentos Olindo de Campos e de Obras Vanderlei Santos de Souza. Ainda participaram do ato solene técnicos autores do Projeto, representante da Ibirubá Florestal, ex-secretário de Administração e Planejamento Gustavo Roberto Schroeder e presidente da Câmara de Vereadores Dileta das Chagas.
A nova área deverá disponibilizar 39 lotes de 1.500 m2, mediante critérios ainda a serem definidos. Os próximos passos serão implantar a infraestrutura necessária (abertura e calçamento de ruas, água e luz elétrica) e identificar os lotes para as empresas industriais da comunidade se instalarem.
Cada indústria que vier a se instalar ali deverá obter a sua Licença de Operação, de acordo com a atividade fim.

Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020