Pequenos e micros empresários do setor metal mecânico se reuniram

Rede Polimetal e Sindicato Patronal Mecânico convidaram pequenos e micros empresários do setor para, juntamente com o Poder Público Municipal, discutirem sobre as demandas do setor em relação ao Plano Diretor de Ibirubá.

A reunião aconteceu na noite do dia 04/04, junto à Câmara Municipal de Vereadores. Na pauta, dois assuntos: alterações no Plano Diretor e destinação dos resíduos gerados por estas empresas.

Conduzida pela bióloga e vice-presidente da Rede Polimetal Maria Luiza Prestes Zimmer, as discussões pontuaram situações específicas de empresas na busca por soluções a curto prazo. “Há inúmeros casos de empresários que estão irregulares pelo Plano Diretor, quando, anteriormente à implantação, não estavam. E hoje, não conseguem a renovação de licenciamentos para operação”, explicou a bióloga. “Nós queremos estar legais para trabalharmos”, destacou Maria Luiza.

Em relação às situações levantadas, a Assembleia requereu ação do prefeito municipal Abel Grave, que estava presente ao encontro. “Vamos buscar junto ao nosso setor Jurídico possibilidades legais para dar o retorno a vocês”, disse o prefeito Abel ao ser questionado por apresentar soluções ao exposto. Entretanto, Abel ressaltou que o processo de revisão é justamente para dirimir tais situações.

Quanto a isso, o arquiteto Marcelo Müller, presidente do Conselho Municipal do Plano Diretor, relembrou que a legislação do Plano Diretor é soberana, independente de qualquer Administração. “Temos um cronograma estabelecido, que culminará no mês de setembro com a entrega do Projeto de Lei da revisão para a Câmara de Vereadores. Pretendemos cumprir as datas definidas em nosso plano de trabalho”, evidenciou Marcelo.

O outro assunto discutido referiu-se à destinação dos resíduos gerados por estas empresas do setor. Segundo o secretário de Indústria, Comércio e empreendimentos (também presidente da Rede Polimetal e do Sindicato Patronal Mecânico), em Ibirubá há cerca de 40 pequenas empresas deste ramo, entre oficinas mecânicas, funilarias, chapeamentos, borracharias, lavadores de veículos, metalúrgicas. “Por serem empresas de pequeno porte, cada uma delas não gera resíduos em volume suficiente que atraia o interesse de empresas que recolhem este tipo de material. E descartar junto ao lixo doméstico não é possível, pois o material é poluente”, alertou Olindo.

Após as discussões, ficou definida uma comissão entre os presentes, que elencará as demandas do setor, propondo alterações no Plano Diretor a fim de solucionar os problemas que se apresentam, além de também verificar qual a melhor forma de viabilizar o recolhimento dos resíduos descartados por este segmento.

A comissão agendou reunião para esta sexta-feira 07/04. Independente das sugestões que a comissão encaminhar ao Conselho, outras sugestões do setor ou ainda de outros segmentos da comunidade poderão ser encaminhadas até o dia 27/04.

A Administração Municipal disponibilizou três canais de comunicação para o envio das propostas de alterações: 1) para o e-mail do Conselho (conplad@gmail.com), 2) ou pessoalmente através de ofício ou preenchimento de formulário junto ao Setor de Atendimento da Prefeitura Municipal 3) ou ainda através do preenchimento de formulário eletrônico no site da Prefeitura (www.ibiruba.rs.gov.br).