Prefeitura pretende implantar sistema de monitoramento de veículos de sua propriedade

No dia 10/04, o prefeito municipal Abel Grave se reuniu com os secretários de Educação, Cultura, Turismo e Desporto Mariana Ribas Moraes, de Saúde Dileta de Vargas Pavão das Chagas, e de Obras Vanderlei Santos de Souza, assessor Jurídico Luiz Felipe Guterres e o contador Vinícius Feistel Valerio para analisarem juntos a implantação de um sistema de monitoramento dos veículos de propriedade do Município, bem como o monitoramento da prestação de serviços terceirizados de transporte. Durante a reunião, foram apresentadas as funcionalidades possíveis do sistema de monitoramento de veículos e discutidas as possibilidades, operacionais e legais, de aplicação da ferramenta ainda neste ano.

Inicialmente, o Município deverá implantar, em caráter de teste, o sistema em alguns veículos de quatro Secretarias: de Saúde, da Educação, de Administração e Planejamento, e de Obras. Ao todo, oito veículos serão monitorados, de forma experimental e, após a avaliação dos resultados, o recurso será expandido para toda a frota municipal e para alguns serviços terceirizados.

O objetivo principal da implantação do sistema de monitoramento da frota é garantir a qualidade na prestação dos serviços de transporte realizados pelo Município, como o transporte de alunos da rede pública e o transporte de pacientes atendidos pela pasta da Saúde. Conforme destacou o prefeito Abel, “com a utilização do monitoramento, é possível verificar a velocidade em que os veículos trafegam, inclusive em dias de chuva, onde eles estão localizados em um determinado momento ou mesmo se estão sendo conduzidos de forma segura, pois o sistema indica, inclusive, frenagens e acelerações abruptas”.

Ainda, será possível receber, instantaneamente, informações sobre a condução dos veículos, o que permitirá à Administração Municipal tomar providências rápidas e efetivas para garantir a segurança das pessoas atendidas pelos serviços municipais.

Indiretamente, o monitoramento da frota poderá ser utilizado para outros controles, como, por exemplo, avaliar o consumo de combustível e a quilometragem percorrida pelos veículos.

“O sistema de monitoramento de frotas é amplamente utilizado por empresas privadas e os resultados são excelentes”, avaliou o prefeito, que destacou, também, a necessidade da gestão pública utilizar de forma eficiente os bens disponíveis para que os serviços públicos disponibilizados à comunidade sejam adequados, seguros e de qualidade.

Após a fase experimental, a Administração Municipal deverá realizar procedimento licitatório para a contratação de um sistema de monitoramento de frotas que atenda às necessidades do Município. Quantos aos serviços terceirizados, a Assessoria Jurídica do Município está analisando a viabilidade legal de adequar os contratos vigentes que obrigue os contratados a disporem de um sistema de controle de veículos que permita a obtenção de dados e informações para fiscalização e avaliação da qualidade dos serviços contratados.

 

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020