No dia 18/04, o prefeito Abel Grave recebeu o presidente da Sicredi Integração Rota das Terras, Sérgio Luiz Tonello, e os gerentes das Unidades de Ibirubá, Volmir Luís Giacomolli e Cleiton Bólico, para assinatura do Acordo de Cooperação entre o Município de Ibirubá e a Sicredi, que dá continuidade ao “Programa A União Faz a Vida” (AUFAV) no ano de 2018.
O Programa está sendo desenvolvido desde 2016 nas Escolas de Ensino Fundamental Alfredo Brenner, Rincão Seco e José de Anchieta (Fazenda Itaíba), e desde 2017 nas Escolas Floresta e Santa Teresinha. É uma ação promovida pela Cooperativa Sicredi, que tem por objetivo propiciar a construção e a vivência de atitudes e valores de cooperação e cidadania, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes.
Os projetos desenvolvidos pelas crianças e adolescentes, no “Programa A União Faz a Vida”, em conjunto com os professores e os demais agentes participantes, têm trazido resultados surpreendentes no que se refere à capacidade de tomar decisões, ao gosto pela pesquisa e à melhoria da aprendizagem. Por isso, a continuidade do Programa é recebida com entusiasmo por todos.
Estiveram presentes, também, o coordenador dos Programas Sociais da Sicredi, Deloir dos Santos, a secretária de Educação, Mariana Ribas Moraes, a coordenadora pedagógica, Taciana Basso Tolazzi, e a professora Mara Graziela Schiefelbein Gomes, coordenadora local do Programa.
Exemplo de atividades desenvolvidas pelo Programa em 2017
Uma das atividades desenvolvidas pelo Programa no ano passado foi a edição de um livro infantil por alunos do primeiro ano da Escola Santa Teresinha. No dia 12/12, os alunos, acompanhados da professora Cirédia Sperling, visitaram o prefeito Abel Grave e a Secretaria de Educação. O grupo entregou a cada um cópia do livro que escreveram, contando sobre como foi seu ano escolar, dentro do Projeto A União Faz a Vida.
A literatura infantil auxilia a criança a desenvolver a imaginação, a formular conceitos, a compreender suas emoções e dar significado aos sentimentos. “Dentro das diretrizes do Programa, trabalhamos a importância de se criar hábitos de leitura e de vivenciar a escrita. Apesar de entrar em contato com os livros desde pequenos, é no primeiro ano que a criança vai estar em processo de alfabetização”, destacou a professora Cirédia.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020