A comemoração alusiva aos 196 anos de independência do Brasil será realizada em Ibirubá de 1º a 07 de setembro de 2018, junto ao Altar da Pátria na Praça General Osório.
A programação é formada por dois momentos, sendo o Hasteamento às 8 horas e o Arriamento das Bandeiras, às 17h45min, conforme o cronograma elaborado pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto.
Neste ano, a Liga de Defesa Nacional, entidade que recomenda o tema norteador das atividades comemorativas pátrias, definiu como tema Nacional “Projeto Rondon”; e o tema estadual é uma homenagem ao centenário do “Tribunal da Justiça Militar do RS”. Em nível municipal, o tema é aquele definido pela Secretaria Municipal de Educação no início do ano letivo, “Cooperação e Cidadania: construindo princípios e melhorando atitudes”. “Encaminhamos para todas as escolas da Rede de Ensino o material recebido da Liga de Defesa Nacional como base para as reflexões e atividades comemorativas ao Sete de Setembro”, revelou a coordenadora do Departamento de Cultura e Turismo, Alessandra da Silva.
“O tema municipal vem ao encontro à situação política que vivemos no país hoje, onde princípios éticos e atitudes de respeito à diversidade, seja de expressão ou de ação, devem estar muito presentes em nosso dia-a-dia. Assim, aproveitamos a comemoração da Semana da Pátria para reforçar estes valores”, destacou a secretária da pasta, Mariana Ribas Moraes.
Neste ano, a centelha que originará a chama da Pátria será acesa num ato simbólico junto à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) na manhã do dia 31/08, às 8h30min. “A centelha será levada até a guarnição da Brigada Militar em nosso município, onde ficará sob sua guarda até a manhã do sábado, dia 1º de setembro, quando abriremos a programação. O Grupo de Escoteiros irá conduzir a centelha para o acendimento da chama no Altar da Pátria”, informou a coordenadora.
Todos os segmentos da comunidade ibirubense estão distribuídos na programação, já tradicional no município, como participantes em cada um dos momentos cívicos como forma de organização. Entretanto, independentemente do cronograma estabelecido, a comunidade é convidada a participar deste momento cívico em qualquer momento da programação.
Confira a seguir o cronograma de participação das entidades na programação da Semana.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020