Oito empreendimentos rurais estão participando do Programa Turismo Rural, uma capacitação do Senar-RS que prepara empreendedores para receberem o turista adequada e profissionalmente.
Um sonho acalentado pela Administração Municipal e também por uma parcela da comunidade há muito tempo (ver Ibirubá incluído na rota turística de lazer da região) está sendo construído por um grupo de oito empreendedores rurais, com o apoio do poder público municipal e de entidades locais Sindicato Rural, Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Comaja Rota das Terras Encantadas.
A capacitação realizou a sua quinta etapa nos dias 20 a 22/02 na sala de reuniões do Sindicato Rural e nos empreendimentos participantes. Um almoço no dia 22 na propriedade de um dos participantes, Lecian Conrad, já deu uma percepção mais que positiva do que o Roteiro se propõe a ser. “O Turismo também tem a função social, não apenas de trazer recursos ao município. Ele promove o relacionamento interpessoal entre as pessoas. E estamos trabalhando isto no grupo, praticando os relacionamentos no dia-a-dia para poder vender esta sensação de bem-estar e tranquilidade ao visitante”, explicou o turismólogo e instrutor do Senar Erich Ramm.
Em entrevista à Rádio Ibirubá, Erich explicou que o turista que vier fazer este roteiro vai passar de propriedade em propriedade, sentindo coisas diferentes, realizando atividades diferentes, porém dentro de uma mesma temática, sempre um linkado com o outro. O nome do itinerário está sendo discutido e terá relação com a temática percebida nos locais.
Fundamentado nas potencialidades das propriedades participantes, a natureza, a gastronomia, e as atividades lúdicas estão muito presentes no projeto turístico que está sendo construído, tendo como temas principais natureza e família.
O próximo encontro (ou etapa) será na segunda quinzena de março. “Uma das atividades que iremos desenvolver será trazer um pessoal de fora, outros grupos que trabalho em outros municípios, para fazer o Roteiro, pois os trabalhos estão bem adiantados. Já existe um roteiro, uma programação, um valor, um cardápio pré-definido. Agora o grupo precisa praticar”, desafiou o instrutor.
Segundo a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Mariana Ribas Moraes, está se trabalhando a ideia de vender um pacote em conjunto. O turista passará em todas as propriedades e sentirá um pouco de cada um. À medida que isto vai crescendo, as propriedades começarão a andar sozinhas, além do Roteiro estabelecido. “O poder público tem apoiado e fomentado a estruturação do produto turístico. A partir da consolidação, os empreendedores terão condições de darem segmento sozinhos”, explicou Mariana.
Segundo Erich, pela capacidade turística das propriedades, o Roteiro ideal precisaria de dois dias para ser realizado. “Dois dias ficaria bem bacana, bem folgado para os turistas aproveitarem os passeios e as atividades que têm nas propriedades. Mas, estamos enxugando para trazer para um dia, num primeiro momento. Vamos trabalhar para, futuramente, fazer um pernoite na cidade, utilizando a rede hoteleira e os demais estabelecimentos do trade turístico da cidade, e no outro dia seguir no restante das propriedades”, revelou Erich.
Empreendimento da família de Lecian Conrad
A propriedade de Lecian Conrad está a mais ou menos 1.200 metros do trevo principal de acesso à cidade. Ele explica que a ideia de turismo começou quando a família adquiriu a propriedade e percebeu um potencial turístico a ser explorado com lazer e entretenimento. “Nossa rota está em fase de construção. Primeiramente, trabalhamos a propriedade organizando e a embelezando para usufruirmos como família”, revelou Lecian.
Ele também foi entrevistado pela Rádio Ibirubá e explicou à reportagem que ainda há várias etapas de capacitação até que efetivamente se possa começar a rota turística. “Estamos trabalhando há uns seis meses. Como cada um de nós da família tem sua atividade fora, nos momentos em que podemos, estamos nos dedicando para construir a rota com as ideias e dicas que foram surgindo a partir da capacitação do Programa”, explicou o empreendedor rural.
Como começou
No início de 2017, o Departamento de Cultura e Turismo, sabedor de que o Ministério do Turismo oferece muitas possibilidades de recursos para o desenvolvimento do setor, buscou parcerias para construir um Projeto Turístico, dentro da vocação e das habilidades da população rural de Ibirubá.
A iniciativa teve a adesão de Sindicato Rural de Ibirubá (parceiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar), Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Comaja, através do Departamento de Turismo. Assim, o Departamento fez um chamamento aos empreendedores interessados, visitando as propriedades do município para participarem do Programa Turismo Rural, viabilizado gratuitamente ao município através da parceria do Sindicato Rural com o Senar/RS.
Oito empreendedores do município aderiram ao Programa de 220 horas, que acontece em 10 etapas. O grupo está sendo preparado para pensar, planejar e organizar a propriedade para ter um ambiente adequado para receber o turista, explorando o potencial turístico que cada uma tem. Ao término da capacitação, será oficializada uma Rota Turística Rural em Ibirubá, a exemplo de outros municípios na região do Alto Jacuí.
“Estou muito confiante, pois o Erich tem um grande conhecimento e bagagem que ele traz em sua trajetória. Estou entusiasmadíssima, pois estamos na iminência de se criar um roteiro turístico em Ibirubá dando um grande passo para ampliar a economia de muitas famílias e, por consequência, seguir com o desenvolvimento de Ibirubá”, destacou a secretária Mariana.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020