Secretaria de Educação de Ibirubá entrega kits de alimentos


Face à suspensão das atividades escolares em virtude da pandemia de Covid-19, desde o mês de abril, a Secretaria de Educação de Ibirubá está entregando kits de alimentos para as famílias dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

O Município de Ibirubá está seguindo a Recomendação Conjunta do Ministério Público Federal e Ministério Público do Rio Grande do Sul – n°1/2020, quando vem realizando desde abril a distribuição de kits de alimentos da merenda escolar aos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino.

Conforme a nutricionista da Secretaria de Educação, Ariélen Ferigollo, no primeiro momento, em abril e maio, os kits ofertados eram compostos de alimentos que estavam nos estoques das escolas municipais e foram priorizados os alunos pertencentes às famílias do Programa Bolsa Família, em virtude da quantidade de produtos disponíveis.

Já em junho e julho, com as novas orientações do Ministério Público de Cruz Alta e Passo Fundo, se deu continuidade à distribuição dos kits abrangendo um número maior de alunos, incluindo aqueles pertencentes às famílias com Cadastro Único ativo e em vulnerabilidade social, indicados pela equipe diretiva da escola e em conjunto com o Conselho de Pais e Mestres da instituição.

Até a primeira semana de agosto, foram entregues 327 kits, sendo realizada uma entrega mensal por aluno, com horário agendado para retirada, seguindo todas as orientações para prevenção do Covid-19. Os kits da merenda são elaborados conforme as orientações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), englobando diversos alimentos como, arroz, leite, farinha, açúcar, óleo de soja, achocolatados, dentre outros. Além daqueles provenientes da agricultura familiar, como cuca caseira, bolachas, feijão, ovos, frutas, legumes e hortaliças diversas.

As escolas estão distribuindo um folder com informações para que as famílias que apresentem os critérios possam realizar o cadastro e ser beneficiadas. Ainda, há programação de mais uma entrega em agosto e outra para o mês de setembro.

O controle de todas as entregas é realizado por meio da assinatura do responsável pelo aluno, no ato de retirada dos alimentos. Nesse momento, também os pais e/ou responsáveis pelos alunos são orientados sobre as medidas de prevenção ao Covid-19 e que é vedada a venda ou a destinação para outra finalidade.

Conforme o secretário de Educação, Henrique Hentges, a distribuição vem sendo acompanhada pela própria Secretaria e também pelas Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Habitação e a Secretaria de Saúde, através do Setor da Vigilância em Saúde, e pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar – CAE, quando todos estão cientes, monitorando e participando de todo o processo.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020

Pular para o conteúdo