Secretaria de Educação iniciou projeto de implantação de Política Municipal de Processos Circulares, Mediação e Justiça Restaurativa

08

O assunto foi abordado durante a formação dos professores da Rede Municipal de Ensino no último 17 e 18/07. A partir dali, as escolas EMEI Planalto e EMEF Floresta se interessaram pelo assunto se candidatando a participar. Assim, deu-se início a um projeto piloto que pode se tornar referência para todo o país.

 

 

O Seminário de Educação da Rede Municipal de Ensino realizado em julho passado abordou a temática “Educador em evidência: o desafio de fazer acontecer”, trazendo à discussão e reflexão dos conflitos interpessoais na comunidade escolar. A partir de então, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto deu início ao projeto de implantação de Política Municipal de Processos Circulares, Mediação e Justiça Restaurativa a ser desenvolvida na Rede Municipal de Ensino de Ibirubá.

O projeto objetiva aplicar técnicas de desenvolvimento humano como uma política pública no tratamento de conflitos pessoais e interpessoais, para a construção da cultura da paz entre os envolvidos direta e indiretamente no projeto. “Este é um projeto piloto que está sendo implantado no município, a exemplo do que já acontece em escolas de países como Canadá e França. Através deste aprendizado da cultura da paz, queremos que todos os profissionais da Educação estejam mais preparados e mais bem resolvidos consigo mesmos. A partir disso, esperamos que as relações entre colegas e entre professor-aluno venham a gerar uma comunidade escolar com menos conflitos, mais ética, mais tolerante e que respeite as diferenças”, observou a secretária de Educação Mariana Ribas Moraes.

Para isso, o projeto está sendo assessorado pelo professor ibirubense Maicon Rodrigo Tauchert, formado em Direito pela Unicruz, mestre em Direito pela URI Santo Ângelo e doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins, de onde retornou recentemente para Ibirubá, sua terra Natal.

A adesão das escolas fica a cargo da própria instituição querer participar ou não. “Com os resultados que esperamos alcançar, acreditamos que toda a Rede Municipal deverá aderir ao Projeto”, afirmou a secretária Mariana. “Inclusive – complementou ela, o prefeito Abel sinalizou estudar a possibilidade de estendermos este trabalho a todos os servidores da Administração Municipal” concluiu.

O jornal Visão Regional entrevistou o professor Maicon e detalhou mais informações na matéria intitulada “Projeto piloto da SMECTD pode se tornar referência”, publicada na página 7 da edição de 26/08/2017. Acesse o link abaixo para ler a matéria na íntegra:

 

http://jornalvr.com.br/noticia/projeto-da-secretaria-de-educacao-de-ibiruba-pode-se-tornar-referencia/

????????????????????????????????????

 

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Pular para o conteúdo