O Município de Ibirubá possui oito secretarias municipais. E, por ser um ano eleitoral, os secretários que são pré-candidatos ou que colocarão seus nomes à disposição de seus partidos para as eleições municipais do próximo outubro tiveram que se afastar a partir de 1º/04.
Assim, foram exonerados os secretários: Valdir Lagemann, de Administração e Planejamento; Carlota Artmann, da Fazenda; Vanderlei de Souza, de Obras e Viação; André Ferreira, do Trabalho, Assistência Social e Habitação; Olindo de Campos, de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente; e Dileta das Chagas, de Saúde.
Segundo o Executivo Municipal, permanece o secretário de Indústria, Comércio e Empreendimentos, Telmo Prass. O secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto está se restabelecendo de um problema de saúde. Dessa pasta, ainda o prefeito Abel Grave irá aguardar o retorno de Henrique Hentges. Dos seis exonerados acima, quatro novos gestores já assumiram a frente das pastas. São eles:
Secretaria de Obras e Viação: com a saída de Vanderlei de Souza, em 1º/02, assumiu o Paulo Sérgio Vogt, o Paulinho da Dutra & Nicolodi como ficou mais conhecido, com grande experiência em obras de infraestrutura.
Secretaria da Fazenda: com a saída de Carlota Artmann, em 02/04, assumiu Celso Endres. Pessoa com grande conhecimento da área Financeira, pois trabalhou e se aposentou no Banco do Brasil, e ainda se dedicou por 20 anos à Cooperativa Sicredi Integração Rota das Terras, encerrando o ciclo como diretor presidente da Cooperativa. Celso tem um viés comunitário, sendo, nos dias atuais, coordenador da Paróquia Nossa Senhora de Lurdes, vice-presidente do Rotary Club de Ibirubá e, a partir de junho, assumirá como presidente da casa rotariana, e ainda presidente da Casa Mortuária de Ibirubá.
Secretaria da Saúde: com a saída de Dileta das Chagas, em 02/04 assumiu Carlota Elisa Artmann, que atuava junto à pasta da Fazenda, agora, atua pela terceira vez na Secretaria de Saúde. Pela primeira vez, na gestão de Gustavo Schroeder e num segundo momento, na gestão de Carlos Jandrey.
Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente: com a saída de Olindo de Campos, assumiu Alberto Schwanke, que atuava como coordenador de Agricultura e Pecuária da própria Secretaria há mais de 11 anos. Schwanke já esteve como secretário interino da pasta na gestão de Carlos Jandrey.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020