O Município de Ibirubá possui oito secretarias municipais. E, por ser um ano eleitoral, os secretários que são pré-candidatos ou que colocarão seus nomes à disposição de seus partidos para as eleições municipais do próximo outubro tiveram que se afastar a partir de 1º/04.
Assim, foram exonerados os secretários: Valdir Lagemann, de Administração e Planejamento; Carlota Artmann, da Fazenda; Vanderlei de Souza, de Obras e Viação; André Ferreira, do Trabalho, Assistência Social e Habitação; Olindo de Campos, de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente; e Dileta das Chagas, de Saúde.
Segundo o Executivo Municipal, permanece o secretário de Indústria, Comércio e Empreendimentos, Telmo Prass. O secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto está se restabelecendo de um problema de saúde. Dessa pasta, ainda o prefeito Abel Grave irá aguardar o retorno de Henrique Hentges. Dos seis exonerados acima, quatro novos gestores já assumiram a frente das pastas. São eles:
Secretaria de Obras e Viação: com a saída de Vanderlei de Souza, em 1º/02, assumiu o Paulo Sérgio Vogt, o Paulinho da Dutra & Nicolodi como ficou mais conhecido, com grande experiência em obras de infraestrutura.

Secretaria da Fazenda: com a saída de Carlota Artmann, em 02/04, assumiu Celso Endres. Pessoa com grande conhecimento da área Financeira, pois trabalhou e se aposentou no Banco do Brasil, e ainda se dedicou por 20 anos à Cooperativa Sicredi Integração Rota das Terras, encerrando o ciclo como diretor presidente da Cooperativa. Celso tem um viés comunitário, sendo, nos dias atuais, coordenador da Paróquia Nossa Senhora de Lurdes, vice-presidente do Rotary Club de Ibirubá e, a partir de junho, assumirá como presidente da casa rotariana, e ainda presidente da Casa Mortuária de Ibirubá.

Secretaria da Saúde: com a saída de Dileta das Chagas, em 02/04 assumiu Carlota Elisa Artmann, que atuava junto à pasta da Fazenda, agora, atua pela terceira vez na Secretaria de Saúde. Pela primeira vez, na gestão de Gustavo Schroeder e num segundo momento, na gestão de Carlos Jandrey.
Carlota Elisa Artmann
Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente: com a saída de Olindo de Campos, assumiu Alberto Schwanke, que atuava como coordenador de Agricultura e Pecuária da própria Secretaria há mais de 11 anos. Schwanke já esteve como secretário interino da pasta na gestão de Carlos Jandrey.
Alberto Schwanke
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020