13ª Primavera dos Museus no Museu Theobaldo Becker

A temporada cultural promovida, anualmente, pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) está acontecendo de 23 a 29/09 nas dependências do Museu Municipal Theobaldo Becker, de Ibirubá.

Museus de todo o Brasil, registrados no Ibram, realizam atividades culturais inspirados no tema desta edição: “Museus por dentro. Dentro dos Museus”. Segundo o Instituto, o intuito da 13ª Primavera dos Museus é envolver ainda mais os públicos de museus na aventura de conhecer, preservar e compartilhar memórias. Olhar os museus por dentro para ficar por dentro dos museus.

O Museu Municipal Theobaldo Becker organizou a sua temporada agregando e resgatando a memória dos brinquedos antigos. “Organizamos oficinas para confecção de brinquedos antigos, resgatando as brincadeiras de antigamente, e ainda uma exposição com manuseio pelos visitantes”, explicou a professora de História, responsável pelo Museu no município, Ivanisa Coreti Lenz.

Neste ano, o Museu está arrecadando como ingresso uma tampinha plástica por visitante, que, ao final da programação, será doada para o Projeto Tampinha Legal, desenvolvido pela Apae do município.

Uma cerimônia alusiva à abertura da 13ª Primavera dos Museus e ao aniversário de 33 anos aconteceu na tarde do dia 23/09 com a presença do prefeito Abel Grave, secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto Henrique Hentges, alunos do 7º ano da Escola Municipal Santa Teresinha, acompanhados da professora Lúcia Formentini, familiares do patrono Theobaldo Becker (filha Avônia Karst e neta Elisabeth Karst), ex-secretário de Educação Rudi Schweig (responsável pela criação da instituição em 1986), professora Roseli Binsfeld (que iniciou as atividades na época).

As escolas interessadas podem entrar em contato com o Museu (3324-3007) para o agendamento de horário para as turmas participarem da seguinte programação:

• 24/09 – Oficina de confecção de brinquedos antigos com a professora Juliana Ribas Costa (alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais) – 8 horas | 10 horas | 14 horas | 16 horas
  • 25/09 – Exposição de brinquedos antigos e manuseio – 8 horas | 10 horas
  • 25/09 – Oficina de brincadeiras com brinquedos antigos com alunos do Magistério do IEE Edmundo Roewer – 14 horas | 16 horas
  • 26/09 – Oficina de brincadeiras com brinquedos da cultura gaúcha com a invernada infanto-juvenil do CTG Rancho dos Tropeiros – 8 horas | 10 horas | 14 horas | 16 horas
  • 27/09 – Oficina de brincadeiras com brinquedos antigos com o Projeto Coxilha Dois Irmãos para alunos do 5º ano – 8 horas | 10 horas | 14 horas | 16 horas
  • 27/09 – Solenidade de encerramento com entrega das tampinhas arrecadadas para a Apae de Ibirubá – 14 horas

Registros da atividade realizada em 24/09 com aluninhos da Creche Municipal Nona Olga