6º Encontro de Bandas Municipais aconteceu durante a 13ª Expoibi

A Feira de Ibirubá também tem atrações culturais. Na manhã do dia 13, a Banda Municipal de Ibirubá anfitriou bandas da região, recebendo-as para a 6ª edição do Encontro de Bandas Municipais junto à Praça de Alimentação da Feira.

A Banda Municipal de Ibirubá é um patrimônio cultural do município. Desde o início de suas atividades em 1982, passou por várias fases. De qualquer forma, é uma instituição cultural que vem se mantendo firme em seu propósito de cultivar e valorizar a música instrumental de sopro e percussão.

Com este intuito, a Prefeitura Municipal de Ibirubá, através do Departamento Municipal de Cultura e Turismo vinculado à Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, promove anualmente o Encontro de Bandas Municipais. Neste ano, a 6ª edição. A organização ficou a cargo do regente da Banda, Marcos Luís Petri, com o apoio do Departamento.

Integrando a programação da Exposição Feira de Ibirubá, Expoibi, o Encontro promoveu apresentações da própria Banda de Ibirubá e das visitantes: Banda Municipal 25 de Julho (Quinze de Novembro), sob a regência do próprio Marcos; Banda Municipal de Lagoa dos Três Cantos, regência também do Marcos; Banda de Música de Erechim, regência de Ivan José da Luz; a Banda Carlos Gomes (Getúlio Vargas), regência de Rogério Plucinski; Banda Musical Aurora (Tapera), regência de Timóteo Joel Klaesener; e Banda Marcial Municipal Asas de Luz (Campos Borges), regências de Mara Vaz Textor e Aristeu Pereira. Cada Banda tinha o espaço de apresentação em torno de 20 minutos ou quatro peças musicais.

Na leitura dos históricos de cada Banda, o público pode observar que as Bandas possuem valor histórico para a região e para a cultura do Rio Grande do Sul. “Destas, a banda mais antiga data de 1924, a Aurora, de Tapera. Elas são um verdadeiro patrimônio musical, um exemplo para as Bandas mais jovens, que têm buscado a participação de crianças e adolescentes. Além do valor cultural, a busca tem o seu valor social, fazendo com que esses jovens saiam da zona de vulnerabilidade. E, através da música, se tornem pessoas de bem e lideranças dentro de suas comunidades”, enfatizou Petri.

O secretário da Cultura, Henrique Antônio Hentges, destacou o valor cultural da instituição. “A Banda Municipal é patrimônio de Ibirubá. Está aqui para servir e resguardar a cultura musical do município, abrilhantando eventos, participando de festividades, trazendo alegria para a comunidade ibirubense. Nosso agradecimento e nossa admiração aos músicos, todos voluntários, exemplos de dedicação incansável pela boa causa da música em nosso município”, reconheceu Henrique.

Após as apresentações, os músicos participaram de um almoço de confraternização junto ao Restaurante do Clube Divertido.

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br

Administração 2017-2020