Acendimento da Centelha para o Fogo Simbólico da Pátria


A programação da Semana da Pátria, que marcará os 198 anos da declaração da independência do Brasil, iniciou na manhã do dia 30/08, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes da Igreja Católica de Ibirubá. A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, realizou um ato simbólico junto à Paróquia para o acendimento da centelha do Fogo Simbólico da Pátria.

Com a vela do círio pascal acesa, o diácono Cleiton Turela pronunciou algumas palavras sob o simbologismo da luz divina. De imediato, o prefeito Abel Grave retirou uma centelha do círio pascal e acendeu o lampião que inflamará o Fogo Simbólico da Pátria, na abertura da programação cívica no dia 1º/09.

A centelha foi levada pelo secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto Henrique Hentges e pelo servidor Jacson da Rosa até guarnição da BM,onde ficará sob guarda até o domingo, dia 1º/09.

A cerimônia contou com a presença de uma equipe reduzida da Administração Municipal e da própria Paróquia, obedecendo-se as restrições impostas pela pandemia de coronavírus.

Coordenadora do Departamento de Cultura e Turismo Elza Kreling, membro da Paróquia Darcísio Schneider, secretário Henrique Hentges, prefeito Abel Grave, diácono Cleiton Turela e servidor Jacson da Rosa

Magda Pimentel

Assessoria de Imprensa

imprensa@ibiruba.rs.gov.br