A segunda etapa do Programa Turismo Rural do Senar já está agendada para os dias 14 a 16/08. Ao final das 10 etapas, espera-se que as propriedades rurais estejam prontas para receber visitantes num roteiro turístico em Ibirubá.
Com o propósito de implementar uma rota turística em Ibirubá, o Departamento de Cultura e Turismo buscou apoio da Emater e esta acionou o Sindicato Rural de Ibirubá, parceiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, que possui um Programa de qualificação na área de Turismo Rural. Comaja e Sindicato dos Trabalhadores Rurais também são parceiros da iniciativa.
Assim, foi realizada a primeira etapa do Programa Turismo Rural, uma conversa com o turismólogo Erick Ramm, de Gramado, que palestrou no dia 17/7, junto ao Centro Social Progresso. A ideia foi sensibilizar e motivar donos de propriedades rurais, entre outros segmentos interessados presentes, em estabelecer um empreendimento turístico.
Além dos produtores, o poder público municipal esteve presente apoiando a ação: o vice-prefeito Alberi Behnen, secretários municipais Mariana Ribas Moraes (Educação, Cultura, Turismo e Desporto), Vanderlei Santos de Souza (Obras) e Érico Pimentel Nogueira (Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente).
No encontro, as pessoas já se sentiram motivadas a participarem do Programa, num total de 220 horas, sendo a reunião realizada a primeira das 10 etapas. “Tivemos uma participação muito satisfatória. No dia, foram 10 inscrições imediatas de pessoas dispostas a participarem do Programa”, informou Alessandra da Silva, coordenadora de Cultura e Turismo do município. “Ao final, esperamos que as propriedades estejam preparadas para implantarmos uma rota turística em nosso município”, vislumbrou ela.
O Programa Turismo Rural do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) tem como objetivo qualificar todos os empreendedores para contribuir com o desenvolvimento do Turismo Rural na região. “O Programa visa treinar e qualificar as propriedades e os empreendedores rurais para que tenham alternativas de renda”, explicou Daniela Petri da Costa, mobilizadora dos cursos do Senar junto ao Sindicato Rural de Ibirubá.
A segunda etapa já está agendada para a continuidade do trabalho. Nos dias 14, 15 e 16/08, no Sindicato Rural de Ibirubá. No dia 14, às 9 horas, será uma atividade mais teórica com o Erick, que já trabalhou a parte da sensibilização. Nos dias 15 e 16, será de visitação às propriedades dos participantes. A Prefeitura irá disponibilizar transporte para o grupo. “Estaremos identificando o que tem de bom nessas propriedades, o potencial que se tem para ser trabalhado, além da avaliação e do apoio do Erick”, salientou Alessandra.
O curso tem últimas vagas para interessados que ainda desejem se integrar ao grupo e participar do Programa. Para isto, devem entrar em contato com o Sindicato Rural de Ibirubá e falar com Daniela Petry, que está recebendo as inscrições.
Todo o Programa é totalmente gratuito aos participantes.