O principal alimento que um ser humano deve receber, pelo menos, nos seis primeiros anos de vida, é o leite materno com exclusividade à criança. A Secretaria de Saúde está focando o tema nas diversas atividades que desenvolve junto à população. E ainda estará realizando um evento pontual no dia 21/08, durante o Curso para Casais Grávidos, às 19 horas, na Câmara de Vereadores.
Durante todo o ano, os profissionais da Secretaria de Saúde (SMS) de Ibirubá, nas suas áreas de atuação, estão incumbidos de incentivar a amamentação com a população em geral, esclarecendo sobre os benefícios da amamentação para a mãe e para o bebê, sendo que, para o bebê, os benefícios serão estendidos ao longo de toda a sua vida.
“O trabalho é contínuo o ano todo, de janeiro a janeiro – ressalta a secretária da pasta, Dileta das Chagas -, através das equipes de Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde, Visitadoras do Primeira Infância Melhor. Temos também o Curso para Casais Grávidos, com encontros mensais, levando informação de várias áreas ligadas à gestação, aos cuidados com o bebê, troca de experiências”.
“O leite materno é o melhor alimento que uma mãe pode dar ao seu filho, principalmente, até os seis meses, com livre demanda”, recomenda a nutricionista da Secretaria, Clarice Borges.
Os profissionais das Unidades de Saúde do município estão à disposição das gestantes e das mamães e familiares para todo e qualquer esclarecimento ou auxílio para que a amamentação no peito seja ofertada com prioridade, pelo menos nos seis primeiros meses de vida dos bebês.
“Sabemos que as primeiras semanas dos recém-nascidos são as mais difíceis, principalmente nos primeiros 15 dias… é uma fase de adaptação para ambos, mamãe e bebê. Aquelas mães que tem o desejo de amamentar, que sabem da importância do leite materno para o seu filho, nós damos suporte, nas Unidades de Saúde. São diversos profissionais capacitados, que podem ajudar a mãe a conseguir amamentar o seu filho no peito”, argumenta a enfermeira Amanda Webber.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
Administração 2017-2020