O I Encontro Municipal sobre a Valorização da Vida acontecerá amanhã, 29/09, às 19 horas, junto ao plenário da Câmara de Vereadores.
Desde 2014, o mês de setembro é instituído como um mês de prevenção ao suicídio – Setembro Amarelo. Por isto, a Secretaria Municipal de Saúde de Ibirubá (SMS) está realizando ações alusivas ao tema. “Falar é a melhor solução” é o tema da abordagem da Campanha de Conscientização.
O ponto alto será a ação do I Encontro Municipal sobre a Valorização da Vida, que acontece nessa sexta-feira 29. Na programação do Encontro, haverá a palestra do psicólogo Flávio Webber, de Lagoa Vermelha, e com a participação de representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV), de Porto Alegre, uma entidade que presta serviços voluntários de ajuda em todo o Brasil. Eles virão à Ibirubá para divulgar o Projeto Disque 188, que funciona 24 horas por dia.
Atividades alusivas de Prevenção ao Suicídio
Outras ações também integram o Setembro Amarelo em Ibirubá. Segundo a psicóloga Marinilse Battistel, coordenadora de Saúde Mental da SMS, um material promocional – composto por cartazes e folders – estão sendo distribuídos, informando e alertando a população para a realidade do suicídio.
A SMS também confeccionou lacinhos amarelos para serem usados sobre as roupas, uma simbologia para a vivência do período. “Também motivamos toda a comunidade para fazer a sua simbologia e utilizar laços amarelos como sinal de engajamento à Campanha”, sugeriu a psicóloga.
Além desta programação, nas visitas domiciliares das servidoras Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) e das visitantes do Primeira Infância Melhor (PIM) o tema é abordado, alertando as famílias sobre os cuidados com a saúde mental.
“A Campanha acontece no mês de setembro. Mas, as ações são contínuas dentro da Secretaria”, destacou a secretária Carlota Artmann.
Magda Pimentel
Assessoria de Imprensa
imprensa@ibiruba.rs.gov.br